Home » Notícias, Palestras

Seminário 20 anos do ECA. Participe!

7 de julho de 2010 2.176 visualizações 2 Comentários Imprimir este artigo Imprimir este artigo

image

Será realizado no próximo dia 25 de agosto o Seminário 20 anos do ECA. Uma iniciativa do Polo de Promoção da Cidadania – UNIVALE, Ministério Público de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Governador Valadares, Infância e Mídia, Pastorais da Crianças e do Menor.

Confira a programação do evento e inscreva-se.

Participe também inscrevendo sua tese ou experiência no Seminário, veja as normas de participação.

Valor da inscrição
R$ 15,00
Número de vagas
450

Realização
Universidade Vale do Rio Doce – UNIVALE
Centro Cultural Dr. Hermírio Gomes da Silva (Campus Antônio Rodrigues Coelho)
Rua Israel Pinheiro, 2000, Bairro Universitário

Mais informações pelo telefone:  (33) 3279-5564.

Data

Horário

Programação

25/08/10

18h as 18h30

Credenciamento

18h30 as 19hs

Abertura

19h as 19h30

Apresentação cultural: Grupo Conversos.

19h30 as 20h30

Palestra: 20 anos do ECA: o que mais precisa para efetivá-lo?
Palestrante: Dr. Wanderlino NogueiraProcurador de Justiça (aposentado) – Ministério Público da Bahia

20h30

Debate

21h30

Encerramento

26/08/10

08h

Mesa – EIXO 01: O direito à vida sob a perspectiva da dignidade humana: vulnerabilidades da concepção à fase adulta.

08h as 08h30

Apresentação Cultural  Grupo Conversos

08h30 as 9h

Grandes grupos de causas de mortalidade infantil
Palestrante: Vera Lúcia Altoé -  coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Educadora formada em pedagogia e estudou teologia e espiritualidade. Pós-graduada em alfabetização e em ensino religioso. Atua na Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres.

09h as 9h30

Morbimortalidade por causas externas
Palestrante: Rita Cristina de Souza SantosPsicóloga (UFRJ), Especialista em Psicologia Jurídica ( UERJ), Mestre em Educação (PUC-RIO), Doutora em Saúde Coletiva(IMS/UERJ). Profa. Adjunta  da UNIVALE – FHS – Programa de Mestrado em Gestão Integrada do Território

09h30 as 10h

Intervalo e apresentação cultural  – Jovens artistas locais.

10h às 10h30

Tráfico de Drogas e  Dependência Química
Palestrante: Jeferson Botelho Pereira. Delegado Regional de Governador Valadares/MG. Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino, Buenos Aires, Argentina. 
10:30 as 11:30 – Debate: Mediador: Dr. Gustavo Rodrigues Leite – Promotor de Justiça

 

10h30 as 11h30

Debate: Mediador: Dr. Gustavo Rodrigues Leite – Promotor de Justiça

26/08/10

Mesa -  EIXO 02: Convivência familiar e Comunitária: legislação e políticas públicas

14h as 14h30

Apresentação Cultural  Grupo Conversos

14h30 às 15h10

As alterações do ECA propiciadas pela Lei nº 12.010/2009
Palestrante: Sasha Alves do Amaral Promotor de Justiça do Rio Grande do Norte e Coordenador do Centro de Apoio Operacional do Ministério Público do Rio Grande do Norte

15h10 as 15h40

Intervalo e Apresentação Cultural  – Jovens artistas locais.

15h40 às 16h20

A família contemporânea e as necessidades de proteção e promoção.
Palestrante: Anália dos Santos Assistente Social – Servidora do Ministério Público do RJ.

16h20 as 17h20

Debate – Mediadora:  Dra. Andréa Mismoto CarelliCoordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude do Estado de Minas Gerais – Ministério da Justiça de Minas Gerais

 

27/08/10

OFICINAS – EIXO 03: Políticas Públicas e a garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes

08h as 09h40

  • A premência de a escola integrar a rede de proteção

    Facilitadoras: Sâmara Nick
    Psicóloga – Pedagoga, Sociopsicomotricista Ramain- Thiers, Coordenadora Diocesana Pastoral do Menor / Governador Valadares e  Andréa Costa Gualberto Alves – Pedagoga (ICMG), Orientadora Acadêmica pela UFMT. Pedagoga (analista) da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude – Macrorregião do Rio Doce – MPMG.
  • Medidas sócio-educativas: o que falta para efetivar o ECA?
    Facilitadora: Zenilda Eller de Alencar MirandaGraduada em Serviço Social pela UNIVALE. Especialista em Políticas Públicas / Caratinga. Diretora de Atendimento  do Centro Socioeducativo São Francisco de Assis.
  • Como efetivar o ECA frente às desigualdades sociais e  econômicas da população brasileira?Facilitadora: Dra. Rita Cristina de Souza Santos – Psicóloga (UFRJ), Especialista em Psicologia Jurídica ( UERJ), Mestre em Educação (PUC-RIO), Doutora em Saúde Coletiva(IMS/UERJ). Profa. Adjunta  da UNIVALE – FHS – Pragrama de Mestrado em Gestão Integrada do Território.
  • A relação da criança e do adolescente  com o mundo do trabalho
    Facilitador(a): Elvira Mirian Veloso de Mello Consendey – Psicóloga (PUC/MG), Especialista em Elaboração, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais em áreas urbanas (UFMG), lotada na Superintendência Regional do Trabalho Emprego/MG atua em ações de combate ao trabalho infantil e adequação do trabalho de adolescentes. Coordenadora do Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente – FECTIPA.
  • Esporte, Cultura e Lazer: o que falta para efetivar o ECA?

    Facilitadora: Edileila Maria Leite Portes
    Graduação em Artes, com habilitação em desenho pela UFMG. Especialista em Folclore e Cultura Popular, Mestranda em Gestão Integrada do Território e Membro Efetivo Pesquisador da Comissão Mineira de Folclore. Professora e coordenadora do Núcleo de Cultura da  UNIVALE.
  • Controle social: o que falta para efetivar o ECA?
    Facilitador: Dr. Wanderlino NogueiraProcurador de Justiça (aposentado) –  Ministério Público da Bahia
  • O Protagonismo Juvenil e a efetivação do ECA.

    Facilitadora: Larissa Sousa Campos –
    Engenheira de Produção (UFV). Com enfoque acadêmico em Gerenciamento de Projetos Sociais, Solidários e Populares. Obteve formação complementar através da participação em entidades representativas e Conselhos. Foi Diretora de Movimentos Sociais da União Nacional dos estudantes.
  • Saúde: o que falta para efetivar o ECA?

    Facilitadores: Alex Vilela Oliveira –
    Mestre em Psicologia (processos de subjetivação) PUC-MG. Pós-graduação Latu Sensu em Psicologia Clínica(fenomenológico-existencial) PUC-MG. Graduado e licenciado em Psicologia pela UFSJ. Psicólogo(analista) da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude – Macrorregião do Rio Doce – MPMG e  Dr. Luciano Moreira de Oliveira – Promotor de Justiça de MG, Pós graduado em direito sanitário.

 

Intervalo e Apresentação cultural  – Jovens artistas locais.

10h10 as 11h30

Apresentação de Teses e experiências – Auditório Hermírio Gomes.

DEBATE INTERDISCIPLINAR – EIXO 04: A percepção da sociedade em relação ao ECA e as contribuições da mídia: avanços ou conservadorismo?

14h as 14h30

Abertura e  Exibição de matéria  pela TV Univale

14h30 as 15h30

Considerações dos debatedores

15h30 as 15h50

Intervalo

15h50 as 16h50

Debate

Debatedores:

Alberto Cláudio Cirino de Souza: Graduado em Administração (UMESP), mestrado em educação (UNIMESP), experiência de mais de 20 anos como educador social na área da infância e adolescência.

Dileymárcio De CarvalhoJornalista e Publicitário,  Mestrando em Gestão Integrada do Território,  Especialista em Educação,  MBA em Gestão de Projetos, – Professor do curso de Jornalismo da Univale, Diretor da TV Univale.

Cristina Caetano – Socióloga(UNIVALE), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Professora da Univale,  Pesquisadora da área de Violência e Criminalidade.

Daniel Carvalho – Formado  em Comunicação Social (Univale). Atua na Coordenadoria Municipal Especial de Juventude. Membro  da "Comissão Provisória do Conselho Municipal de Juventude" e da "Comissão de Construção do Plano Municipal de Juventude", coordena o Orçamento Participativo Jovem. .

Adriano Guerra – Jornalista,( PUC Minas) é um dos fundadores da ONG  Oficina de Imagens – Comunicação e Educação onde atua como Secretário Executivo. Membro do Grupo Impulsor do Movimento Nossa BH, líder da agência da Rede  ANDI Brasil em Minas Gerais e coordenador executivo do projeto "Novas Alianças – Orçamento, Legislativo e Comunicação: eixos estratégicos para incidência nas políticas públicas". 

Mediador:  Alpeniano Silva Filho (Tim Filho)  -  Jornalista e professor universitário, Mestrando em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local pelo Centro Universitário UMA. Diretor de Criação e Mídia na Secretaria Municipal de Comunicação e Mobilização Social da Prefeitura de Governador Valadares e diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais.

16h50 as 17h30

Apresentação Cultural – Jovens artistas locais

 

Encerramento

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

2 Comentarios »

  • Morganna disse:

    Mais uma oportunidade para aprimorar nossos conhecimentos. Estarei presente, e com certeza estará show de bola! Parabens Dr. Jeferson, pela organiação.

  • sarah bernis disse:

    Uma iniciativa excelete da promoção do Eca, estão de parabéns.

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.