Home » Manchete, Notícias

RECUPERAÇÃO DE IMAGEM SACRA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

17 de novembro de 2012 2.007 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

RECUPERAÇÃO IMAGEM SACRA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 2012 (3)Equipe de policiais da Superintendência de Investigações e Polícia Judiciária, que integram o Grupo de Combate às Organizações Criminosas (GCOC/PC/MG), em parceria com o Ministério Público/MG, na data de 12 e 13 de Novembro de 2012, realizou diligências na cidade de São Paulo para comprimento ao mandado de busca e apreensão expedido pelo meritíssimo juiz de direito da 1ª vara de fazenda pública e autarquias da comarca de Belo Horizonte.

No curso dos trabalhos investigativos foi localizada e devidamente apreendida uma escultura de madeira policromada do século XVIII que representa a imagem de Nossa Senhora do Rosário, cuja autoria é atribuída ao mestre Antônio Francisco de Lisboa, mais conhecido como mestre Aleijadinho. A referida peça sacra foi objeto de furto no ano de 1981, na capela do sumidouro, localizada no distrito de Fidalgo, município de Pedro Leopoldo. Outras diligências já haviam sido realizadas no estado de São Paulo, nos últimos anos, para a localização e apreensão da referida peça sacra. A equipe de policiais obteve êxito na localização da imagem no interior de um apartamento localizado no Bairro dos Jardins, na região da Avenida Paulista, São Paulo/Capital, de propriedade de um conhecido colecionador de obras artísticas, o qual possuía ilegalmente a escultura há mais de vinte anos.

Cumpridas as formalidades legais, o objeto apreendido foi devidamente encaminhado, sob escolta, para o estado de Minas Gerais, pela equipe de policiais e técnicos do Ministério Público e IEPHA.

Na data de 14 de novembro de 2012, foi formalizado o auto de depósito e a entrega da imagem de Nossa Senhora do Rosário ao Dr. Fernando Viana Cabral, presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico-IEPHA/MG. No ato de entrega estavam presentes o promotor Marcos Paulo de Souza Miranda, titular da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico , o ilustre Superintendente de Investigações e Polícia Judiciária da PCMG, Dr. Jeferson Botelho Pereira, professores e profissionais da área artística e cultural do estado de Minas Gerais, Procuradores de Justiça, representantes da comunidade do Sumidouro, em Fidalgo, e devotos de Nossa Senhora do Rosário.

RECUPERAÇÃO IMAGEM SACRA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 2012 (1)

A Polícia Civil, em cumprimento de seu papel constitucional, contribuiu, mais uma vez, para resgate de uma parte importante do patrimônio histórico e cultural do Estado de Minas Gerais.

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.