Home » Manchete, Notícias, Palestras

POLÍCIA CIVIL PARTICIPA DA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

21 de agosto de 2009 1.734 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Conferência debate o problema das drogas no município

 

Fonte: www.teofilootoni.mg.gov.br O Conselho Municipal Antidrogas – Comad promoveu em parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas.

O evento que teve como tema “violência, drogas e cidadania”, foi realizado na quarta-feira, 19, no auditório da CDL. A conferência abordou o problema das drogas concernente à prevenção, tratamento, reinserção social, redução de danos e recuperação de usuários dependentes.

O evento foi uma prévia da IV Conferência Estadual Antidrogas, que acontece entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em Belo Horizonte.

Entre os palestrantes da conferência estavam o representante da Subsecretaria de Políticas Antidrogas do Estado, José Geraldo de Oliveira Silva, o delegado de tóxicos e entorpecentes de Teófilo Otoni, Dr. Jefferson Botelho, e o professor Péricles Ganem.

O presidente do Conselho Municipal Antidrogas – Comad, pastor Konrad Faustino, afirmou que a conferência municipal foi preparada com dois propósitos: conscientizar as autoridades a tratar de maneira mais eficiente, o problema das drogas no município e elaborar propostas para definir as políticas antidrogas do estado nos próximos anos. Konrad lembrou que em um ano, o Comad encaminhou mais de 100 pessoas para clínicas de tratamento contra as drogas. O delegado de tóxicos e entorpecentes, Dr. Jefferson Botelho, explanou sobre as ações repressivas dos órgãos de segurança. Dr. Jefferson disse que a formulação de políticas públicas de governo é a melhor maneira de tornar concreto os temas debatidos na conferência.

“Se o assunto é uma política participativa, é um pensamento da sociedade, de especialistas e pessoas qualificadas, eu penso que isso vai facilitar por parte dos governos municipal, estadual e federal, a formulação de políticas destinadas a minimizar a questão social do país”, ressaltou o delegado. De acordo com José Geraldo de Oliveira, Superintendente de Articulação e Descentralização de Políticas Antidrogas de Minas Gerais, o objetivo da conferência é ter uma política consolidada no combate às drogas. Para ele, quanto mais consolidada for a política pública na área, melhor é o resultado final. “O quadro de preocupação que se apresenta na cidade é fruto dessa política que temos executado. A conferência existe pra isso, para aprimorarmos a política existente na área, que ainda tem suas deficiências”, explica José Geraldo.

A Secretária Municipal de Ação Social e Habitação, Janice Tameirão, frisou que a organização dos Conselhos Municipais tem sido essencial para a realização de eventos como esse. “É claro que ainda temos muito a caminhar, mas o Comad já realizou importantes ações no combate às drogas no nosso município”, salientou Janice.

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.