Home » Manchete

POLÍCIA CIVIL ENCERRA MEGA OPERAÇÃO LEI E ORDEM EM TEÓFILO OTONI/MG

23 de novembro de 2009 2.979 visualizações 1 Comentario Imprimir este artigo Imprimir este artigo

DSC02757

A Polícia Civil encerrou nesta semana, as investigações da Operação Lei e Ordem, que apurou um grande esquema do crime organizado que agia em Teófilo Otoni, e mandou para a prisão várias pessoas ligadas ao crime, com indiciamento de 19 pessoas envolvidas com o crime organizado em Minas Gerais.

O Inquérito Policial nº 064/09 terminou com 33 volumes e 6500 páginas, um dos maiores procedimentos em volume já existente na Delegacia de Polícia Civil.

Foram oito meses de intensas investigações de intervenção qualificada realizadas pela Polícia Civil, a fim de apurar crimes previstos nos arts. 33 e 35 c/c artigo 40, incisos III, V e VI, da Lei 11.343/06, artigo 288 do Código Penal Brasileiro, artigo 1º, inciso I, da Lei 9613/98, artigo 183 da Lei 9.472/97, artigo 147 do CP, com rigorosa produção de provas técnicas em face das atividades criminosas de tráfico de drogas altamente organizada nesta cidade, com ramificações para outras cidades, que possibilitou a identificação dos integrantes da facção criminosa, a hierarquia existente na súcia e a compartimentação das funções, o sistema em níveis de chefia e planejamento, distribuição e execução, assim como a descoberta de sistemas de lavagem de dinheiro, contas bancárias utilizadas para a movimentação de dinheiro obtido com o tráfico e de meios de telecomunicações obtidos de forma fraudulenta, com uma onda de violência na cidade de Teófilo Otoni/MG e em outras cidades do País, com a implantação extralegal de pena de morte entre os quadrilheiros, na luta pela conquista de espaços territoriais, com graves ofensas ao pacto social, conforme se verificou no bojo do Inquérito Policial instaurado na Polícia Civil.

Durante oito meses de investigação, a Polícia Civil, sob presidência do Dr. Jéferson Botelho Pereira, Delegado de Polícia, Titular da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes e Divisão de Repressão a Homicídios e coordenada pelo Dr. Isaias Pontes de Melo, apurou as ações do crime organizado na cidade, individualizando a conduta criminosa de cada partícipe no esquema criminoso.

Os trabalhos de Polícia Judiciária foram realizados observando a estrita formalidade legal, na formatação de todo conjunto de provas, a maioria oriunda de autorizações de interceptações telefônicas, solicitadas, concedidas e operacionalizadas na forma da Lei 9.296/96 em perfeita sintonia da Resolução nº 59 do Conselho Nacional de Justiça.

Na madrugada do dia 24 de setembro de 2009, a Polícia Civil desencadeou em Teófilo Otoni a Operação Lei e Ordem, restabelecendo a paz social na cidade, fruto de uma investigação inteligente, determinada, legal, e única capaz de proteger efetivamente a sociedade nos seus direitos fundamentais.

A Polícia Civil contou com o apoio de toda matemática logística, como a colaboração de uma aeronave, policiais do canil, viaturas policiais de Belo Horizonte, policiais civis treinados para operações de grande porte.

O delegado de Polícia, Dr. Jeferson Botelho, informou que a Polícia Civil em Minas Gerais vem trabalhando com muita força e técnica para estancar o crime organizado no estado, e em Teófilo Otoni, não é diferente, a Polícia demonstra compromisso com a segurança pública e apresenta um qualificativo importante para assegurar a paz social, que é a intervenção qualificada, mediante a aplicação de conhecimentos técnico-científicos na produção das provas, sendo o ponto mais relevante para assegurar uma melhor qualificada de vida da população, lançando as boas experiências investigativas, a começar nos idos de 2005 quando da execução da Operação Gênesis, passando pelas operações Exodus, Andes, Blindagem, Apocalipse, Águas Belas, Campanário, Vida Longa, e agora Lei e Ordem, tirando de circulação mais de 400 envolvidos em diversas modalidades criminosas.

O delegado Botelho também destacou a ótima parceria com a o Poder Judiciário e o Ministério Público, nas ações de repressão ao crime organizado realizadas na cidade, além de ressaltar a qualidade dos profissionais da Polícia Civil que trabalharam na Operação Lei e Ordem.

 

GEDC0185

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

1 Comentario »

  • Morganna disse:

    Dr. Jeferson, mais uma vez a sua competencia brilha na nossa tao querida cidade de Teófilo Otoni..
    Parabéns Ilustre Dr. Jeferson, sua estrela reluz.. Seu heroismo constroi dias melhores em nossa sociedade..

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.