Home » Notícias

Polícia Civil celebra convênio de estágio com faculdades

4 de agosto de 2012 1.571 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

O projeto faz parte de uma das ações previstas no plano integrado de enfrentamento à violência do Governo de Minas.

O chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta, assinou na manhã dessa quinta-feira (26), dois convênios de estágio voluntário com as faculdades UNA e Unipac de Contagem.  O convênio é amparado pela Lei do Estágio n° 11.788, de 2008, que trata do aprendizado prático da atividade profissional, dentro da contextualização curricular, buscando o desenvolvimento do aluno para a vida cidadã e para o trabalho.

DSC03482Com isso, os alunos que precisam fazer estágio obrigatório, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma, terão a oportunidade de realizá-lo na Polícia Civil.

“Os estudantes colocarão em prática o que é visto em sala de aula e terão a possibilidade de viver próximo ao cotidiano policial. Havendo afinidade, isso poderá servir de estímulo para que eles prestem concurso e ingressem na carreira”, afirmou o chefe da Polícia Civil.

A parceria entre o governo e as faculdades vem atender a uma das ações previstas no Plano Integrado de Enfrentamento à Violência lançado em maio deste ano, acordado entre a Secretaria de Defesa Social (Seds) e as polícias Civil e Militar. “Esses dois convênios iniciais irão disponibilizar vagas não remuneradas em Belo Horizonte e Contagem, mas existe um empenho do governo para liberar uma cota de estágios remunerados, que será estipulada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag)”, informou  o chefe do 2º Departamento de Polícia Civil em Contagem, delegado Jeferson Botelho.DSC03496

De acordo com o diretor do Instituto de Ciências Sociais e Humanas da UNA, Edvander Moura, os policiais de diferentes formações poderão contribuir com o desenvolvimento acadêmico, compartilhando os seus conhecimentos e apoiando o estagiário em suas rotinas funcionais e estudantis. “Na UNA serão 53 cursos contemplados e, futuramente, pretende-se ampliar o convênio para a graduação em medicina, através do UNI-BH, que possui o mesmo mantenedor”, apontou o diretor do Núcleo de Carreira e Relações Corporativas da UNA, Marco Túlio Carvalho.

O diretor afirmou também que a formação do aluno deve ser pensada como um tripé. “É preciso trabalhar o indivíduo, o profissional e o cidadão.  Esse estreitamento entre as relações do setor acadêmico com o setor público ajudam a reforçar esse objetivo”,  disse. Solange Fonseca, diretora acadêmica da UNIPAC de Contagem, lembra que a formação é um processo contínuo, no qual todos estão vinculados: estagiários, professores e profissionais.

Para o chefe da Polícia Civil, a parceria traz benefícios à Instituição, ao Governo  e ao cidadão. “A Policia Civil, por sua grandeza, tem campo para todas as áreas do conhecimento e o objetivo é estender esse projeto, que primeiramente abrange Belo Horizonte e Contagem,  para o interior de Minas. E futuramente, firmar convênio com outras faculdades. Isso irá somar ao resultado final, que é o atendimento prestado à população”, disse.

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.