Home » Manchete

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS PROMOVE DISCUSSÃO SOBRE TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

30 de maio de 2009 2.604 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

A Paróquia São Francisco de Assis, do Bairro Jardim das Acácias promoveu neste sábado, dia 23/05/09, às 19h30min, uma palestra sobre Segurança Pública e Fraternidade, tema da Campanha da Fraternidade deste ano, cujo lema é A paz é fruto da justiça (Is 32, 17).

O encontro teve como objetivo principal promover o debate sobre a segurança pública e contribuir para a promoção da cultura da paz nas pessoas, na família, na comunidade e na sociedade, a fim de que todos se empenhem efetivamente na construção da justiça social que seja garantia de segurança para todos.

A paz buscada é a paz positiva, orientada por valores humanos como a solidariedade, a fraternidade, o respeito ao "outro" e a mediação pacífica dos conflitos, e não a paz negativa, orientada pelo uso da força das armas, a intolerância com os "diferentes", e tendo como foco os bens materiais.

O palestrante convidado foi o Dr. Jéferson Botelho, Delegado de Polícia, Titular da Divisão de Trânsito em Teófilo Otoni-MG, que falou para mais de 200 pessoas, dentre elas membros do ECC – Encontro de Casais com Cristo, um serviço da igreja em favor da evangelização das famílias, e jovens participantes dos movimentos cristãos da referida paróquia.

O Professor e líder comunitário Roberval lembrou da importância desse tipo de evento para a conscientização e esclarecimento das pessoas, dizendo ser salutar iniciativa como esta para proteger a comunidade e proporcionar melhor qualidade de vida.

O padre José Anatólio, responsável pela paróquia ressaltou sobre a necessidade da salvação dos irmãos, em corpo e alma, enfatizando a importância do evento.

Botelho abordou a questão da violência e da criminalidade no país, fazendo distinções dos dois termos, conceituando violência como conjunto de constrangimento físico e moral, negação dos direitos fundamentais e ofensa à dignidade da pessoa humana, acrescentando que quando se tem um mendigo na rua enrolado num cobertor, pedindo esmolas, uma criança fora da escola, uma injusta distribuição de rendas, onde poucos têm muito e muitos não têm nada, um pai de família desempregado, isto é sem dúvidas, violência, mas quando se tem um somatório das infrações penais, como tráfico de drogas, estupros, roubos, furtos, isto é criminalidade, lembrando que quanto mais violento for um País, maior serão seus níveis de criminalidade.

Apontou a droga como causa principal da criminalidade, seus efeitos nocivos à saúde pública e alertou os presentes sobre o mal que a droga tem causado à sociedade, às famílias e ao Estado. Falou sobre violência na sociedade, as principais causas motivadoras da criminalidade, sobre efeitos de cada substância entorpecente e promoveu uma exposição das principais drogas consumidas no Brasil, como maconha, cocaína, crack, merla e outras.

DSC01614 DSC01641

DSC01646 DSC01660

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.