Home » Palestras

PADRE PARAÍSO: ESCOLA PROMOVE PALESTRA PARA EDUCADORES

17 de maio de 2009 2.091 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

 

A direção da Escola Estadual Dr. José Monteiro, em Padre Paraíso/MG, Vale do Jequitinhonha, realizou neste sábado, dia 16 de maio de 2009, às 08h00min, palestra sobre Prevenção a drogas para professores do referido educandário.

A iniciativa foi do diretor da escola, Moisés Júnior, que convidou o Dr. Jéferson Botelho, Delegado de Polícia, titular da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes de Teófilo Otoni, que abordou a questão a nível mundial e alertou os presentes sobre o mal que a droga tem causado à sociedade, às famílias e ao Estado.

Falou sobre violência nas escolas, sobre efeitos de cada substância entorpecente e promoveu uma exposição das principais drogas consumidas no Brasil, como maconha, cocaína, crack, merla, heroína, skank e outras.

O objetivo do evento foi orientar o corpo docente a trabalhar o tema em sala de aula, cuja abordagem deve pautar pelo tecnicismo e garantia de produtividade, já que o professor é multiplicador na formação e transformação da pessoa humana, um profissional muito importante para a formação cultural de uma sociedade.

Importante pontuar que a Lei 11.343/06 prevê atividades ligadas à prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas, em especial, reconhecendo o uso indevido de drogas como fator de interferência na qualidade de vida do indivíduo e na sua relação com a comunidade à qual pertence, o compartimento de responsabilidade e a colaboração mútua com as instituições do setor privado e com os diversos segmentos sócias, implantação de projetos pedagógicos, adoção de estratégias preventivas diferenciadas e adequadas às especificidades socioculturais das diversas populações, bem como das diferentes drogas utilizadas, além do estabelecimento de políticas de formação continuada na área de prevenção do uso indevido de drogas para profissionais de educação nos três níveis de ensino.

O crescimento de um país passa, necessariamente, pela educação e pelo poder do conhecimento. É preciso inventar métodos resistentes para elevar a auto-estima do jovem para aprender a dizer não às drogas, e que a sedução das drogas não deve criar um castelo moral e milenar, assinalou Botelho.

O evento faz parte do conjunto de medidas que serão tomadas na cidade, fruto de um encontro recente de autoridades ligadas a diversos setores, como forma de diminuir os índices de violência no município e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A Polícia Civil, como instrumento de proteção, participa ativamente do projeto a fim de contribuir com seu poder de força na construção de uma sociedade solidária, justa e fraterna.

Aqui os parabéns a todos os professores, diretores, supervisores da escola que estiveram presentes no evento, em especial ao diretor Moisés Júnior, por essa iniciativa altamente relevante, tão necessária para a promoção de justiça social, destacou o palestrante.

 

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.