Home » Manchete, Notícias

OPERAÇÃO MOMO EM GOVERNADOR VALADARES/MG

4 de março de 2011 2.474 visualizações 1 Comentario Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Polícia prende criminosos em bairros da cidade em Operação Pré-Carnaval Momo

Com objetivo de reprimir as atividades criminosas de facções em conflito em conflito por espaços e limites territoriais para o comércio do tráfico ilícito de drogas, as Polícias Civil e Militar realizaram na manhã de hoje, 03/03/2011, a Operação denominada MOMO, nos bairros Conjunto SIR e Santos Dumont, área pertencente ao 4º Distrito policial, em Governador Valadares/MG. A movimentação teve início às 04h00min.

As ações criminosas foram investigadas pela Polícia Civil, que por meio de representações judiciais, foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão em casas de delinqüentes, decretados pelo MM Juiz de Direito da Comarca de Governador Valadares/MG, Dr. Danilo Couto Lobato Bicalho, visando combater o tráfico de drogas, tráfico de armas, homicídios, roubos e outros crimes violentos.

Foram dois meses de investigações, com monitoramento e identificação dos quadrilheiros que vinham trazendo intranqüilidade para os moradores dos bairros indicados.

Na operação as Forças de segurança pública utilizaram dois helicópteros que vieram de Belo Horizonte/MG, 110 policiais civis e militares, além de 30 viaturas policiais.

Os policiais utilizaram-se inspiração da mitologia grega para intitular a Operação de MOMO, que era filho do sol e da noite, conhecido como o deus da sátira, do sarcasmo, do culto ao prazer e ao entretenimento.

Segundo a história, ele tinha o costume de criticar os feitos de outros deuses. Assim, os traficantes dos bairros Conjunto SIR e Santos Dumont, estariam zombando da sociedade, da estrutura estatal, desafiando a justiça e o estado democrático de direito, o que exigiu resposta efetiva e firme das Polícias Civil e Militar, com apoio irrestrito do Ministério Público e do Poder Judiciário.

A Chefia das Polícias acredita que o só fato da presença dos policiais no local já significa um ponto altamente positivo, em função da demonstração da supremacia estatal sobre as facções criminosas, uma prova inequívoca de que quando a sociedade se organiza e se une com o intuito maior de buscar a paz social, o resultado é a harmonia da sociedade que passa a acreditar nas Instituições Policiais, e delas se esperam a necessária proteção para o desenvolvimento de suas atividades, sabendo que a Segurança Pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressiva, mas como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumento de prevenção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social.

Foram apreendidas 03 armas de fogo, sendo dois revólveres calibre 38 e uma pistola, calibre 380, várias munições de diversos calibres, uma porção de maconha e uma porção de crack, aproximadamente 500 gramas de ácido bórico, dinheiro, cordão, tesoura, e outros objetos. Seis pessoas foram conduzidas à Delegacia Regional de Polícia Civil.

A operação foi coordenada pelo Dr. Jeferson Botelho, Delegado Regional de Polícia Civil, e supervisionada pelo Dr. Valmir de Paula Ramos, Chefe do 8º Departamento de Polícia Civil.

Assessoria de Comunicação

Policia Civil de Governador Valadares (MG)

fone (33)3277-4000

fax (33)3277-3600

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

1 Comentario »

  • Os nomes das operações policiais e seus significados disse:

    […] Operação Momo – Buscou minimizar os crimes durante o carnaval de 2011, em Governador Valadares. O nome da operação teve inspiração na mitologia grega, Momo era filho do sol e da noite, conhecido como o deus da sátira e do sarcasmo. Assim, os criminosos estariam zombando da sociedade, o que exigiu uma resposta efetiva das polícias civil e militar, com o apoio do judiciário. […]

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.