Home » Notícias

Operação Gênesis

10 de março de 2007 5.727 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Operação Gênesis: Polícia Civil de Teófilo Otoni-MG desbaratou quadrilha de criminosos que atuava como empresa.

Operação Gênesis 1 Em 16 de dezembro de 2005, a Polícia Civil de Teófilo Otoni-MG, indiciou 45 pessoas que faziam parte de uma mega organização criminosa, estabelecida para a prática de crimes de tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, homicídios, crimes contra o Sistema de Telecomunicações e outros, com ramificações em Belo Horizonte e São Paulo.

A operação foi o início de um duro golpe ao crime organizado na cidade, repercutindo em toda Minas Gerais, em razão das provas técnicas produzidas pela Polícia, num verdadeiro marco para uma nova tendência paradigmática nas investigações. Várias matérias foram divulgadas pela imprensa estadual, dando ênfase ao brilhante trabalho desencadeado pela Polícia Civil desta cidade, que com a colaboração de outras Instituições policiaisOperação Gênesis 2 conseguiu reduzir consideravelmente o índice de criminalidade. O Inquérito Policial foi presidido pelo Dr. Jéferson Botelho, da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes, com auxílio direto da Dra. Iara de Fátima, do Setor de Inteligência, sob coordenação geral do Delegado Regional, Dr. Isaias Pontes de Melo, que conseguiu viabilizar um helicóptero e policiais de Belo Horizonte e Governador Valadares para execução operacional. Uma equipe da Polícia Civil de Teófilo Otoni-MG prendeu na cidade de Praia Grande-SP, um dos líderes da quadrilha, que foi recambiado para Minas Gerais, atualmente recolhido num presídio de segurança máxima em Belo Horizonte. Os policiais civis têm demonstrado competência e determinação nas inOperação Gênesis 3cursões policiais, dando uma prova irrefutável de como fazer Segurança Pública com profissionalismo, sem espetáculo, e acima de tudo, fica demonstrado que a qualidade faz a diferença. Como presidente do IP, fica aqui nossa mensagem de otimismo e votos de crescimento de uma Equipe de policiais civis de valor e honradez. A Polícia Civil recebeu homenagens da Câmara Municipal de Teófilo Otoni-MG, pelo excelente trabalho levado a efeito pela Operação Gênesis. A imprensa exaltou o trabalho da Polícia, conforme se pode verificar nas publicações abaixo:

 

Tráfico e Assalto. Polícia de Teófilo Otoni envia à Justiça inquérito que pede indiciamento e seqüestro de bens de 45 bandidos.

QUADRILHA EXECUTOU MAIS DE 20 PESSOA.

” …A Justiça em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, recebeu ontem inquérito da Polícia Civil pedindo o indiciamento de uma quadrilha de 45 pessoas, 30 delas já presas, com ramificações em Belo Horizonte e São Paulo e que funcionava como uma empresa. A polícia descobriu o grupo usava, inclusive, teleconferências para planejar assassinatos, tráfico de drogas, assaltos, crimes contra o sistema financeiro, furto e estelionato…”

QUADRILHA AGIA COMO EMPRESA.

” A polícia indiciou 45 pessoas de uma quadrilha de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, com ramificações em BH e São Paulo, que funcionava como uma empresa de tráfico, assalto e homicídios” .

JORNAL ESTADO DE MINAS – de 14/01/2006, Gerais -página 20. Polícia abala estrutura do tráfico.

” A operação estava em curso há quatro meses. Teve a participação de 100 policiais civis treinados em guerrilha urbana. Foram usados trinta veículos, incluindo vans equipadas com softwares sofisticadas. Um helicóptero com atiradores de elite a bordo deu cobertura aos policiais em missões no solo. A Polícia usou Global Position Sistem (GPS) para localizar portadores de celulares grampeados…”

Revista TEOVIP – ANO 2 Nº 9 – dezembro de 2005 – página 13.

Polícia indicia 45 suspeitos por tráfico, homicídio, assalto e estelionato em Teófilo Otoni/MG.

” Pelo menos 45 pessoas, suspeitas de formarem uma quadrilha, devem ser indiciadas por envolvimento com o tráfico de drogas, homicídios, furtos, assaltos, crimes contra o sistema financeiro e estelionato, em Teófilo Otoni, a 446 quilômetros de Belo Horizonte, na região do Vale do Mucuri…”

( PORTAL UAI – Últimas – Minas – 13/01/06 – 14:43 horas.

FIM DE GÊNESIS, INÍCIO DO CALVÁRIO.

Operação da Polícia Civil em Teófilo Otoni desbaratou a maior quadrilha de traficantes da cidade, revelou esquema de lavagem de dinheiro e assassinatos encomendados. Ao fim dos trabalhos a equipe de delegados se reuniu para prestar contas da missão á sociedade…

( www.tonoticias.jor.br) – 14/01/2006.

POLÍCIA CIVIL AGE COM RIGOR E PRENDE SUSPEITOS DE COMANDAR CRIME ORGANIZADO EM TEÓFILO OTONI.

“…A Polícia Civil não age afoitamente contra bandidos que agem de forma científica. Por isso as ações de combate ao crime precisam de mais tempo, sustentação jurídica, paciência e perseverança dos policiais para que cada prisão feita seja efetivada com provas contundentes contra os detidos, para que eles permaneçam presos até o momento do julgamento…”( JORNAL O CRISTAL – Teófilo Otoni, 23/12/2005 – página 07) .

OPERAÇÃO GÊNESIS: POLÍCIA CIVIL DESMANTELA QUADRILHA DE TRAFICANTES EM TEÓFILO OTONI.

“… os policiais tomaram pontos estratégicos nos bairros e logo as primeiras horas de Sexta-feira (16) invadiram as casas para prender os infratores…

( JORNAL TRIBUNA DO MUCURI – edição 23/12/05, página 09.

POLICIAIS RECEBEM HOMENAGEM DADA A HERÓIS.

“… Só faltou desfilares em carro aberto do Corpo de Bombeiros. No mais, por causa do sucesso de sua operação contra o crime organizado, os policiais civis de Teófilo Otoni têm recebido da sociedade tratamento cívico-festivo reservado pelos fãs aos conterrâneos autores de atos heróicos…”

( JORNAL TRIBUNA DO MUCURI – sexta-feira 30 de dezembro de 2005.

OPERAÇÃO GÊNESIS: POLÍCIA CIVIL CAPTURA HOMEM RESPONSÁVEL POR 95% DO TRÁFICO DE DROGAS E SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO EM 50% DAS MORTES EM TEÓFILO OTON.

“…Operação Gênesis desarticulou conexões criminosas na cidade. Quanto aos desdobramentos da Operação Gênesis, o Delegado Regional Isaias Pontes comentou que os trabalhos do Inquérito serão dirigidos pelos Delegados Jéferson Botelho(Tóxicos e Entorpecentes) e Iara de Fátima (Falsificações e Defraudações).

JORNAL AGORA – edição do dia 16 a 23 de dezembro de 2.005)

OPERAÇÃO GÊNESIS:

“…A operação Gênesis foi executada nos últimos quatro meses por agentes da 14ª DRPC de Teófilo Otoni que tinha como alvo principal a prisão do traficante Ângelo Gonçalves de Miranda Filho, vulgo “Anjo”, que controla 95% das ações do tráfico de drogas em Teófilo Otoni…”

( JORNAL O CORRESPONDENTE – 22 de dezembro de 2.005 – página 6.)

Clique aqui e veja mais fotos da Operação Gênesis

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.