Home » Notícias

Operação Êxodus

25 de fevereiro de 2007 4.319 visualizações 1 Comentario Imprimir este artigo Imprimir este artigo

OPERAÇÃO ÊXODUS:
A revolução na Segurança Pública em Teófilo Otoni e região

 

Operação ÊxodusA Operação denominada “Êxodus”, realizada pela Polícia Civil, no dia 01 de novembro de 2006, simultaneamente, nas cidades de Teófilo Otoni, Malacacheta, Jequitinhonha, Medina, Itaobim, entra para a história da Segurança Pública na cidade de Teófilo Otoni-MG, bem assim, em toda região.

 

Foram presas 42 pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, associação para o tráfico ilícito de drogas, lavagem de dinheiro e capitais, homicídios, assaltos, crimes contra o Sistema de Telecomunicações, ameaças e outros delitos.

 

Operação ÊxodusForam utilizados um helicóptero, um avião Bandeirantes, policiais do GRE, policiais Belo Horizonte, Governador Valadares e Teófilo Otoni.

 

A Operação foi coordenada pelo Delegado Regional da 14ª DRPC, Dr. Isaias Pontes de Melo e apoio dos Delegados, Dr. Leandro Almada, Dr. Jéferson Botelho, este Presidente do Inquérito policial, Dra. Iara Gomes e mais 106 agentes de polícia.

 

A Justiça da Comarca de Teófilo Otoni/MG, através do combativo MM Juiz de Direito, Dr. Flávio Prado, com parecer favorável do Promotor de Justiça, Dr. Hélio Pedro Soares, decretou a prisão de 63 pessoas envolvidas no esquema criminoso, sendo que ao final das investigações 68 (sessenta ) e oito pessoas foram indiciadas. Foram mais de oito meses de investigações, tendo a polícia civil se utilizado de todos os meios legais de provas, numa demonstração inequívoca que somente um Estado Organizado é capaz de vencer o crime organizado. Foram duas operações, Gênesis e Êxodus, realizadas pela Polícia Civil, no período de um ano, tendo sido presos mais de 70 traficantes de drogas na cidade e região e indicadas mais de 100 pessoas envolvidas no crime organizado na cidade.

 

Operação ÊxodusA Polícia Civil, com essa operação conseguiu reduzir de forma significativa o índice de criminalidade na cidade, principalmente em relação ao homicídio consumado. Após a Operação, a cidade ficou mais de trinta dias sem registro de ocorrência de homicídio. Pode-se afirmar que atualmente a Polícia Civil é orgulho da Cidade de Teófilo Otoni-MG pela competência e profissionalismo de toda sua equipe.

 

A operação causou repercussão em todo país, conforme notas publicadas na imprensa nacional. Vejam algumas manchetes abaixo:

 

NOTÍCIAS DA OPERAÇÃO ÊXODUS

GOLPE NO TRÁFICO EM MG.

” A Polícia Civil prendeu, no Nordeste de Minas, 41 acusados de integrar uma quadrilha de tráfico de drogas que agia nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri (foto), com ramificações em Belo Horizonte, Sul da Bahia e São Paulo. Há suspeita de ligações do bando com a organização criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC) . Página 23.

 

Operação Exodus

Mais de 40 acusados de participar de esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nos vales do Mucuri e Jequitinhonha são presos m ação coordenada pela Polícia Civil.

MEGAQUADRILHA DESBARATADA

“… Ao todo, 63 mandados de prisão foram expedidos pela Justiça nessa última operação, faltando cumprir 22. A Polícia fez um organograma com fotografias dos acusados. Os 106 policiais civis envolvidos contaram com um avião Bandeirantes, um helicóptero e 26 carros para transportar os presos para Teófilo Otoni. A operação começou às 2h da madrugada de ontem, com apoio do Grupo de Resposta Especial (GRE) de Belo Horizonte. No fim da tarde, os traficantes considerados mais perigosos foram transferidos de avião para a Penitenciária Nelson Hungria, na Região Metropolitana de Belo Horizonte…”

JORNAL ESTADO DE MINAS – de 02/11/2006, Gerais -página 23.

EDITORIAL:

NOVAS ROTAS DO TRÁFICO

Quadrilhas estão agindo em cidades de reduzida ou nenhuma estrutura policial.

” Essa realizada pela Polícia Civil nos vales do Jequitinhonha e Mucuri pode ser um bom exemplo disso: o estado disponibilizou 106 policiais civis, que contaram com um avião Bandeirantes, um helicóptero e 26 carros para transportar os presos para Teófilo Otoni…”

( Jornal Estado de Minas)

“POLÍCIA CIVIL PRENDER 3 COM 7 Kg DE DROGAS EM BAIRRO NOBRE” .

( Jornal Tribunal do Mucuri, Teófilo Otoni, 27 de outubro de 2006)

” …A operação, batizada de “Tsunami”, encerra a “Gênesis” e apreendeu 3.770 Kg de cocaína e 3.550 de maconha, três balanças, duas delas de precisão e dois veículos pertencentes aos traficantes, dentre outros itens …O delegado de Repressão à Tóxicos e Entorpecentes, Jéferson Botelho, informou a esta Tribuna que a operação foi deflagrada em duas etapas. Primeiro, os policiais ficaram observando, de uma base montada em ponto estratégico no bairro, e depois ao notarem a movimentação naquele local, os policiais civis abordaram os traficantes dentro da residência…”

 

POLÍCIA CIVIL DESMONTA QUADRILHA DE TRÁFICO

NUMA OPERAÇÃO CONJUNTA DA POLÍCIA CIVIL DE MINS, 41 PESSOAS ACUSADAS DE PARTICIPAR DE ESQUEMA DE TRÁFICO SÃO PRESAS DUARNTE OPERAÇÃO “ÊXODUS”

” …63 mandados de busca, apreensão e prisão que a própria justiça local decretou, através do MM Juiz, Dr. Flávio Kretli com parecer positivo do Promotor Dr. Hélio Pedro Soares. Segundo o delegado da Tóxicos e Entorpecentes, Dr. Jéferson Botelho Pereira, a operação foi uma assepsia social, uma vitória do bem sobre o mau…”

Jornal Tribuna do Mucuri – 6 sexta feira, 03 de novembro de 2006 –

OPERAÇÃO ÊXODUS: Radialista preso por tráfico de drogas – Lei à página 05.

“…O radialista e promotor de eventos Ricardo Augusto de Jesus, 28 anos, foi preso na tarde de ontem, acusado de tráfico de drogas..”.

Jornal Tribuna do Mucuri – 09 de novembro de 2006.

DESCOBERTA FORTALEZA DO TRÁFICO NO BAIRRO FILADÉLFIA.

“…Como resultado de seis meses de investigações a Polícia Civil de Teófilo Otoni estourou uma fortaleza usada para distribuição de drogas para a cidade e região nordeste de Minas Gerais…”( www.tonoticias.jor.br – 23 de outubro de 2006) .

POLÍCIA CIVIL DESMANTELA QUADRILHA EM TEÓFILO OTONI.

OPERAÇÃO EXODUS

POLÍCIA CIVIL APREENDE ARMAS, CELULARES, DROGAS E PE 41 PESSOAS NA PRISÃO:

“… Na madrugada do dia 1º chegou ao fim a Operação Êxodus da Polícia Civil, que teve como objetivo o combate ao narcotráfico e ao crime organizado em Teófilo Otoni. As pessoas presas estão sendo acusadas de vários crimes, como o tráfico de drogas, estelionato, lavagem de dinheiro e homicídios. Para vasculhar toda a área de atuação da quadrilha foi colocado a disposição da operação um helicóptero e dois aviões da Polícia Civil de Minas Gerais…”

Jornal O Cristal , de 13 de outubro de 2006, página 06.

CIVIL DESBARATA QUADRILHA DE TRÁFICO

“… Teófilo Otoni – A Polícia Civil desmantelou ontem uma conexão da maior quadrilha de tráfico de drogas do nordeste mineiro. A operação, denominada “Êxodus”, teve participação de mais de 100 policiais de Belo Horizonte, Governador Valadares e Teófilo Otoni, e resultou na prisão de 41 pessoas mediante mandados de prisão e de busca e apreensão…”

( www.drd.com.br) – de 3/11/2006.

POLÍCIA CIVIL DESMONTA QUADRILHA DE TRAFICANTES

“…Os infratores estão envolvidos em crimes de tráfico de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro, estelionato, formação de quadrilha. A organização criminosa mantinha íntimas relações operacionais com o PCC em São Paulo…”

( Fonte Rádio Teófilo Otoni – 3/11/2006).

POLÍCIA DESARTICULA UMA DAS MAIORES QUADRILHAS DE TRÁFICO DE DROGAS DO NORTE DE MINAS.

“…A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu nesta quarta-feira uma das maiores quadrilhas de tráfico de drogas do estado, que atuava no Norte de Minas. A Operação Êxodus, que mobilizou 104 policiais de Belo Horizonte e Teófilo Otoni, prendeu 38 pessoas em Itaobim, Malacacheta e Jequitinhonha, acusadas de tráfico de drogas, homicídios, roubo a mão armada, fraudes e outros crimes…”

( Portal UAI – 01 de novembro de 2006 ).

POLICIAIS DESMONTAM ORGANIZAÇÃO DE TEÓFILO OTONI LIGADA AO PCC.

“… A quadrilha desmantelada ontem já havia sido alvo de uma grande ação policial, em dezembro do ano passado quando a Polícia Civil realizou a operação Gênesis que resultou na prisão de 34 de seus membros….”

( www.jornalvaledoaco.com.br– 3/11/2006)

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

1 Comentario »

  • Leandro Almada da Costa disse:

    Caro amigo,

    parabéns pela iniciativa de criação deste belo “site”.

    Quando precisar da gente é só ligar que estaremos aí novamente, com o maior prazer.

    Um grande abraço

    Leandro Almada

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.