Home » Informações Anti-drogas

Noções sobre Merla

20 de março de 2007 25.528 visualizações 17 Comentários Imprimir este artigo Imprimir este artigo

SAIBA TUDO SOBRE A MERLA:
DE BRASÍLIA PARA O BRASIL

Professor Jéferson Botelho

toxicos-2-peq.jpgNasceu em Brasília, no meio de tanta “gente boa”, gente que deveria lutar em prol de um crescimento social confortável. Mas nem sempre é assim! A injustiça pode começar donde não se espera, pois a vida é sempre assim, juncada de surpresas, de contradições. E assim, vamos seguindo nosso caminho, acreditando que um dia esse estado de coisa pode mudar. Acredite, não custa nada! Sonhar faz parte da vida! Vamos construir um novo conhecimento falando da brasiliense Merla. Seus parentes são de Brasília, vive nas noites daquelas vias arborizadas, naqueles lindos parques, e até mesmo nas trilhas de uma maravilhosa floresta que lá conheci, bem ao lado do Parque Nacional. Ou será também que vai ao estádio Mane Garrincha, assistir aos jogos do Gama, do Brasiliense? Será que já esteve em Ceilândia? Bom, é bem capaz, eis que têm muitos parentes lá. Será que já visitou o estado de Minas Gerais, lá pelas bandas de Unaí-MG, Paracatu-MG, João Pinheiro-MG? Eu penso que sim, até acredito que naquela pobre região, vítima do descaso de alguns, também a Merla já se encontra morando em vários lugares. Mas vamos conhecer melhor essa danada. Não tem vida própria, seus pais são conhecidos por cocaína, portanto, é um subproduto e herança da família da cocaína. Normalmente, obedece a uma seqüência detoxicos-3-peq.jpg Cocaína, Crack e Merla, conforme se pode observar na seqüência de fotos. Obtida das folhas de coca, às quais se adicionam alguns solventes como ácido sulfúrico, querosene e cal virgem, a merla transforma-se num produto de consistência pastosa, com uma concentração variável entre 40% a 70% de cocaína: 1 kg de cocaína chega a produzir 3 kg de merla. Pode ser fumada pura ou misturada ao tabaco comum ou à maconha (bazuca). Possui a cor amarelo-pálido e escurece quando vai envelhecendo. A merla é uma droga altamente perigosa, que causa dependência física e psíquica, além de provocar danos, às vezes irreversíveis ao organismo. Sua absorção normalmente é muito grande através da mucosa pulmonar, e seu efeito excita o sistema nervoso central. Sua atuação é semelhante a da cocaína: causa euforia, aumento de energia, diminuição da fadiga, do sono, do apetite, ocasionando perda de peso, alucinações, delírios e confusão mental. Devido aos resíduos dos ácidos solventes, os usuários poderão apresentar casos de endurecimento pulmonar, chamado de fibrose.

 

toxicos-1-peq.jpgA merla como o crack é uma droga “parente” da cocaína. É mais uma variante dessa droga cujos efeitos e reações são semelhantes ao crack, mas com sérios agravantes. Tem um poder devastador sobre o organismo do usuário, destruindo-o física, mental e emocionalmente, impossibilitando-o de um convívio social.
Como a cocaína, a merla exacerba o núcleo da agressividade, conferindo ao usuário comportamentos violentos e anti-sociais que o leva a ter problemas judiciais.
Além dos efeitos da droga “mãe” (a cocaína), já que a merla é preparada com a pasta desta droga, as reações se tornam ainda mais perigosas pelos efeitos dos produtos químicos que são acrescentados a essa pasta. Essas substâncias são extremamente prejudiciais ao ser humano, a maioria são solventes voláteis derivados do petróleo que por si só, já prejudicam o organismo.
A merla é uma droga regional. Concentra-se nas regiões central e norte do Brasil.
Como o crack, a merla vai destruindo o seu usuário em vida ao ponto dele perder o contato com o mundo externo, se tornando um zumbi movido pela compulsão à droga que é intensa. Como os efeitos têm curta duração, o usuário faz uso com muita freqüência e a sua vida passa a ser em função da droga que atinge o organismo através dos pulmões quando é fumada e pela corrente sangüínea alcança o cérebro causando alterações psíquicas.
O risco de óbito é considerável com o abuso dessa substância.

 

Quem usa? Adolescentes e adultos independente do sexo.

 

Qual o tempo de ação da droga? É muito curto. Os primeiro efeitos se iniciam 10 segundos após o uso e duram por 10 minutos.

 

Qual a sua característica e como se usa? Apresenta-se em forma de pasta e o seu abuso se faz fumando.

 

Qual a tolerância? Alto poder viciante e de desenvolver a tolerância.

 

Quais os desejados com o uso? Sensações de euforia, excitação, busca de um estado emocional de satisfação.

 

Quais os efeitos adversos? Intensa compulsão ao uso em busca dos efeitos desejados que vão desaparecendo com o tempo, hetero-agressividade, auto-agressividade (suicídio), quadro depressivo severo, problemas sociais pelos comportamentos violentos, roubos, assaltos para manter a dependência, decréscimo da produtividade e em conseqüência uma vida à margem da sociedade, inapetência, emagrecimento rápido com o uso, debilidade física, tremores, humor instável, agitação, hipertensão, taquicardia, tontura, insônia, prejuízo no funcionamento do sistema respiratório, dor na região torácica, dilatação das pupilas, sudorese, decréscimo da fadiga, medo, insegurança, AVC (derrame), perda de consciência, convulsão, respiração acelerada, parada cardíaca, idéias delirantes, distúrbios do senso-percepção (alucinações), risco de contrair AIDS ou outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) pela forma promíscua da vida sexual (prostituição), desenvolvimento de uma doença psiquiátrica em usuários com pré-disposição ao distúrbio.

 

Quais os efeitos da síndrome de abstinência? Compulsão, depressão, idéias de auto-eliminação (suicídio).

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

17 Comentarios »

  • tiago ricardo zamboni disse:

    ola, sou dep.quim. hoje estou em tratamento.fui usuário de cocaína por +-10 anos e nos ultimos quatro se intensificou a frequencia e a quantidade consumida.não bastasse isso nos últimos dois meses passei a fumar crack-foi o derradeiro, perdi tudo.com 23 anos eu tinha tudo, casa, carro, móto e uma família,(mulher e dois filhos)maravilhósos por sinal.trabalhava em um mini mercado da família e conciliava os horarios trabalhando como funcionário publico(bombeiro militar).emocinalmente “transtornado”,pelo estado de toxidade em que estava, mais a pressão psicológica que vinha emfrentando,pois todos sábiam da minha dependencia,e eu ali tentando livrar-me,dia a dia,e foi em vão.meus sonhos de viver sem drógas na verdade foram sómente devaneios.costumo dizer o seguinte:”cocaína pó, é “chupeta de criança”-coisa muito facil de se resolver,e está foi “obra” do homem, mas o crack quem deu a receita foi o próprio diabo”
    estou internado e neste momento, ninguém exeto minha mãe mantém algum tipo de contato comigo e por incrivel que pareça estou feliz porque apesar de tudo, aqui vim conhecer a deus o qual me resgatou daquele lamassal.

  • KAKA disse:

    esse site e legal eu gostaria de ver uma foto maior da merla ok?
    …..
    ….

    ..
    .
    fotos sobre a merla

  • KAKA disse:

    poxa tiago ricardo zomboni parabens por nao ser mais usuariogaranto q a tua familia ta orgulhosa de ti.entra no email:kaka@hotmail.com
    a minha historia e parecida com a tua…

  • KAKA disse:

    tiago e o meu orkut:
    kakaky@hotmail.com

  • KAKA disse:

    tiago tambem sou de deus so ele resolve tudo…..nao liga pro soutros confia em deus,em ti e na tua mae….

  • ZORAIDE disse:

    TENHO UM CENTRO DE RECUPERAÇÃO PARA DEPENDENTES QUIMICOS EM SANTA CATARINA E TIVE INFORMAÇÃO DESTA DROGA , SE PODER ME MANDAR COM MAIS DETALHES AGRADECERIA , JA ENPRIMI ALGUMAS INFORMAÇÕE DESTE SAITE, PARA PODER AJUDAR , OS JOVENS QUE TEMOS MUITO OBRIGODO E QUE DEUS OS ABENÇOE ,VALE MUITO AJUDAR ESTAS VIDAS

  • nathalia;paloma;fernanda disse:

    diga nao as drogas p/q sou viciada

  • jaci pinheiro disse:

    ola tiago, o que tenho a dizer p/ vc é que tb era viciado em cocaina e outras drogas(alcool,maconha cigarro) cheguei a perder tudo, inclusive minha familia, conheci Deus e deixei ele agir na minha vida, hoje sou muito feliz,ele me restituiu tudo que havia perdido e muito mais. te desejo sucesso no seu tratamento, que Deus te abençoe.

  • nathii cézar e tarlise soares disse:

    bom..
    nós nunca fomos usuária de droga nenhuma mas deixaremos nosso recado para todos aqueles que necessitam de um apoio:
    __ não entre nessa vidinha mediucre tem coisas melhores nessa vida do que a droga….
    não deixe se levar pelas pessoas de má influencias!
    esse é nosso recado!
    até a proxima!!

  • WALTER LUIZ PEREIRA DOS SANTOS disse:

    fui um alcolatra,bebia de segunda a segunda;enquanto bebia fumava um cigarro um atras do outro( cigarro normal). Notando a desgraça que os dois vicios estavam me causando,parei,pensei,podemos ser felizes sem precisar das drogas!Ai,veio a luz:JESUS CRISTO. MOSTROU-ME O CAMINHO DA VERDADE E DA PAZ.Nao mudei de religiao, nao tomei remedios,simplesmente acreditando eu posso.Hoje com sessenta anos ESTOU cursando DIREITO numa faculdade aqui em minha cidadee com as GRAÇAS do SR E SALVADOR JESUS CRISTO ESTOU SALVO DESSES MALDITOS DISPRAZERS DA VIDA.Pense nisso!…

  • RODRIGO SOBRAL disse:

    BOM EU SOFRO COM AS DROGAS A MUITO TEMPO.TENHO 24 ANOS E POSSO AFIRMAR QUE O CRACK É O FIM MEU IRMÃO, JÁ USEI MUITO A MERLA E TBM SEI DO SEU PODER, CONSEGUI PARAR DE USAR A MERLA MUDANDO DE CIDADE SEM QUE NINGUÉM PERCEBECE MÁS O CRACK MEU AMIGO É MUITO MAIS DIFÍCIL.
    SEU PODER DE VÍCIO É PARECIDO COM A MERLA MAS O CRACK É COMO SE FOSSE A MERLA 10 VEZES MAIS FORTE.
    HOJE FAÇO TRATAMENTO PASSEI 4 MESES EM UM CENTRO E COM 2 MESES FORA TIVE 2 RECAÍDAS MAS ACHO QUE A RECAÍDA FAZ PARTE DO TRATAMENTO.AGORA TEM A DIFERENÇA DA RECAÍDA PRA VOLTA TOTAL DO USO, TENHO CONCIÊNCIA DA MINHA FRAQUEZA EM RELAÇÃO AO CRACK POR ISSO NÃO ABANDONEI O TRATAMENTO AGORA TENHO UM ACOMPANHAMENTO PELO CAPS DA MINHA CIDADE E GRAÇAS A DEUS ESTOU CONSSEGUINDO AOS POUCOS JUNTO DE UM PLANEJAMENTO DE VIDA ESPIRITUAL COM MINHA FAMÍLIA.
    PROCURE AJUDA VC QUE USA TBM NIGUÉM CONSSEGUE SOZINHO.
    E NÃO SE ESQUEÇA DE DEUS É IMPORTANTE SABER DISSO THAU…..

  • wine viana justino disse:

    se voce acredita nu poder superior amantissimo que na minha concepiçao e deus entao nao precisa de mais nada pois ele preenche qualquer vazio que existir em voce pois somente deus pode nos alegra nos amar incondicionalmente pois pssei pelo vale da morte e sofri tudo que um ser humano nao quer passar mas sempre acreditei em deus pois se nao tinha suportado tanta dor sem nunca querer de forma nehuma experimentar esse tal de crack apesar dele sempre estar tao perto demim fique longe de qualquer tipo de droga e o melhor investimento que voce pode fazer na sua vida eu acrito muito em deus e voce acredita…….

  • Milly Britto disse:

    Naum consigo axar os sinais da merla como eu fasso agora

  • gabby disse:

    nao entendi muito bem o que é merla poderia me explicar melhor?
    é que estou fazendo um trabalho
    se puder me explicar agradeço

  • ranyele disse:

    nao entendi muito bem o que e merla?e que estou fazendo um trabalho,e se puder me explicar melhor eu agradeço…

  • Lucas Luan disse:

    Jesus, é o único que pode tirar todo o vicio, o único que pode mudar tudo na vida, eu tenho um amigo que já foi dependente químico, hoje ele é dependente de Jesus, e quando ele aceitou a Jesus, to o vicio no outro dia havia sumido, foi um milagre, não sou eu quem digo ele mesmo fala isso.. quem quiser conhecer desse jesus que eu tanto falo, é só me mandar um e-mail, e o que eu pude ajudar eu tento.. Jesus ama todos vocês, Deus abençoe a todos.

  • Eduardo disse:

    Boa tarde!
    Quero contar a minha vida hoje.
    Consegui ficar quase 1 ano e 9 meses sem o uso do crack, mas eu voltei faz 1 mês, e eu já fiz o uso do crack 8 vezes dentro deste período.
    É depressivo demais… não passa a vontade de usar… eu quero sempre mais… não consigo me controlar… e quando acaba tudo? DESESPERO TOTAL! QUERO MAIS!!!
    AGORA EU PAREI DE PENSAR EM USAR O CRACK, POIS ENTREGUEI NAS MÃOS DE DEUS, E ME SINTO MUITO MELHOR! Não tenho vontade de usar.

    FOCO, FÉ, ESPERANÇA HOJE E SEMPRE!

    DEUS ABENÇOE!

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.