Home » Palestras

NANUQUE: ESCOLA ESTADUAL STELLA MATUTINA FAZ A DIFERENÇA

5 de julho de 2007 5.185 visualizações 9 Comentários Imprimir este artigo Imprimir este artigo

 

Na manhã desta sexta-feira, dia 29 de junho de 2.007, por volta das 09h30min, a Escola Estadual Stella Matutina, da cidade de Nanuque-MG, promoveu um evento educativo e cultural, em comemoração à Semana Mundial de Prevenção a Drogas.
Palestra NanuqueO evento foi articulado pela Diretora Janete Cerqueira da Cruz e pela Inspetora Vanessa Miranda, que convidaram o Dr. Jéferson Botelho, Professor de Direito Penal I e III, Processual Penal I e Instituições de Direito Público e Privado do Instituto de Ensino Superior Integrado – FENORD, de Teófilo Otoni-MG, que proferiu palestra sobre o tema “Prevenção, efeitos e conseqüências das drogas”. O palestrante também é Delegado de Polícia, Titular da Divisão de Tóxicos em Teófilo Otoni-MG.
O evento foi realizado no pátio interno do referido educandário, com exposição de amostras de drogas diversas, e apresentação de peças teatrais de alunos da referida escola, além de apresentação de uma peça do Grupo de Teatro da Escola Pastor Hollerbach, de Teófilo Otoni-MG, alusivo ao tema, sob coordenação do diretor da peça, Josiley Silva, e contou com a presença de alunos e professores da citada escola. O evento contou com a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Nanuque-MG e com a ilustre presença da advogada, Dra.  ELIENE MEIRA STAUFFER, Digníssima Presidenta da 53ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Nanuque, além de outras autoridades e cobertura da imprensa local.
O palestrante falou sobre efeitos e conseqüências de diversas drogas, apresentando amostras de diversas substâncias entorpecentes, como cocaína, maconha, crack, haxixe, heroína, merla e outras, destacando a importância da participação de todos na orientação e educação sobre as conseqüências maléficas das drogas, concitando aos presentes a estabelecer um verdadeiro aparato social protetivo, evitando o contato com as drogas, e abordou assuntos relacionados à Palestra Nanuquedesintoxicação em clínicas especializadas, pugnando pela mobilização da sociedade local pela implantação de uma Casa de Recuperação de Dependentes Químicos, a exemplo da Fazenda Esperança que brevemente será inaugurada em Teófilo Otoni-MG, como meio necessário à recuperação de dependentes químicos, e salientou o importante trabalho realizado pela Polícia Civil, como sendo hoje paradigma no combate ao crime organizado a nível estadual,  e monopólio no controle social, aproveitando-se da oportunidade para apontar os principais ajustes ocorridos na nova lei sobre drogas, a Lei 11.343/06, recentemente editada, que buscou modernizar sua legislação punitiva, criando mecanismos institucionalizados de prevenção e endurecimento no combate ao tráfico e ao seu financiamento e finalizou enaltecendo o espírito solidário idealizado pela impregnação do amor, como meio de se buscar o crescimento de uma sociedade. Fica aqui o eterno agradecimento e reconhecimento a todos os alunos e professores da Escola Estadual Stella Matutina, que indubitavelmente, vem fazendo a diferença na qualidade de ensino, em especial a Diretora Janete Cerqueira da Cruz, a Viice-Diretora Nilcemárcia, a especialista Amélia e a inspetora Vanessa Miranda pela excelente recepção aos profissionais que ali estiveram, pois somente a educação tem o poder de fazer crescer uma sociedade que clama incessantemente por justiça social. Ao final do evento, o palestrante foi homenageado com uma placa por contribuir com o projeto Protagonismo Juvenil da referida Escola. 
Homenagem
No início da semana, dia 26/06/07, a Organização das Nações Unidas(ONU), divulgou notícia acerca do consumo de drogas nas regiões Sul e Sudeste, dando conta que a população dessas regiões do Brasil aparece como a que mais consome maconha, cocaína e drogas sintéticas, que tem mais de 860 mil dependentes químicos, conforme relatório divulgado pela ONU.
O levantamento divulgado no Dia Internacional de Combate ao Tráfico e ao Abuso de Drogas, mostra que, ao contrário da tendência mundial de estabilidade no consumo de entorpecentes, o Brasil está entre os países em que a demanda pela droga aumentou.  Segundo estudo, a proporção da população brasileira, entre 15 e 64 anos, que consome cocaína passou de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005. Na América latina, o percentual cresceu de 2,3% para 2,9%, no mesmo período.
No entanto, o relatório mostrou também que houve queda na produção de cocaína, em um dos principais países produtores da droga, Colômbia, onde o cultivo caiu 9%. Na contramão, a produção na Bolívia e no Peru aumentou 8% e 7% respectivamente.       

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

9 Comentarios »

  • Luciana Coelho disse:

    Dr. Jeferson, jamais poderia deixar de agradecê-lo pela ilustre visita que fez à cidade de Nanuque. Saiba que sua presença não poderia ter sido mais precisa e brilhante. Que Deus continue trilhando seus passos, para que o conduza à nossa cidade mais vezes.

  • Felipe Soledade disse:

    Nossos parabéns ao Dr. Jeferson, profissional brilhante, que empresta seu entusiasmo e exemplo de vida pessoal a comunidade de todo o vale do Mucuri no combate a criminalidade e aos vicios em geral.

  • Camila Silva disse:

    Parabéns,por mais uma conquista alcançada, você merece isso e muito mais,pois você é uma pessoa muito especial!bjs….

  • Sebastiao Ribeiro dos Passos Costa disse:

    Fiz vestibular em varias faculdades particulares aqui de Vitória/ES; passei em todos os exames, porém, na hora da matricula, nenhuma delas me deu desconto razoavel para eu consolidar meu sonho de ser Bacharel em Direito, exceto a UNIVILA mas o curso seria NOTURNO, o que me impossibilitou, assim mesmo, agradeço a essa Faculdade.

    Tenho 61 anos sou deficiente fisico (LD paralizado)e só conto com a minha aposentadoria por invalidez.

  • FLAVIO APARECIDO DOS SANTOS SOARES disse:

    ESTUDEI NA ESCOLA ESTADUAL STELLA MATUTINA E TENHO MUITO ORGULHO DESSA
    ESCOLA , HJ ESTOU CURSANDO ENGENHARIA DE PRODUCAO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VICOSA MG. E VOU FORMAR EM 2011. UM ABRACO A TODOS AI DESSA CIDADE, CAMPANHA COMO ESSA AJUDAM A SALVAR VIDAS E REALIZAR SONHOS>>>
    PARABENS A TODOS .
    FLAVIO.SOARES@UFV.BR

    PARABENS MEU AMIGO PELO SITE TA LEGAL MESMO
    UM ABRACO AMIGO

  • vicentina disse:

    quero parabenizar o pessoal que criou este site e com muita alegria que deixo este pequeno comententario mim sinto realizada estudei neste colegio durante alguns anos fui bem estruturada amei estuda nesta escola 0s profssores sao competentes e so tenho q agradecer

  • eliane disse:

    Estudei na escola estela matutina ,e me sinto muito orgulhosa.Parabens

  • leysilene disse:

    eu gosto muito do stella nao é a toa que estudo la ja faz uns 6 anos
    amo a minha escola,ela esta me preparando para que eu possa ser uma grande vencedora no meu futuro e alcançar os meus objetivos

  • Jurandy Pereira da Silva disse:

    Estou feliz por ter estudado nesta escola de auto gabarito. Parabéns por ter professores adequados. Agradeço por ter me dado as mãos e agradeço ainda mais pelo emprego que tenho hoje. Sou professor da Escola Estadual Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro.

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.