Home » Artigos Jurídicos

Monografia de Alana

22 de março de 2007 6.717 visualizações 2 Comentários Imprimir este artigo Imprimir este artigo

TEÓFILO OTONI: CRIMINALIDADE GERADA PELO TRÁFICO DE DROGAS.

 

( Monografia apresentada pela Dra. Alana Neiva, da Faculdade de Direito de Teófilo Otoni-MG, tendo como orientador o Professor Jeferson Botelho, onde a brilhante bacharela obteve nota 10 da Banca Examinadora).

 

I – INTRODUÇÃO

Imagine-se voltando no tempo em que povos antepassados ainda habitam as cavernas; após um longo período de chuva o sol volta a iluminar e aquecer a terra. Frutas maduras estão caindo das árvores e, colhendo algumas destas frutas, você com muita sede se depara com um abacaxi. Este possui uma abertura na parte superior e está cheio de água. Sem pensar duas vezes, você apanha-o, e bebe sofregamente aquele líquido. Passados alguns minutos, sentimentos estranhos e agradáveis tomam conta de você, fazendo-o se sentir eufórico. Após algumas horas este efeito se desvanece.

 

Muito tempo depois, ao beber a água contida em outra fruta, nas mesmas condições, a sensação volta a tomar conta de você, que logo chega à conclusão que é este líquido dentro da fruta que produz estes efeitos. A partir de então, você passa a procurar frutas caídas ao chão com o único objetivo de beber a água dentro delas.

 

Tem-se então, o suposto surgimento do álcool que deve ter sido a primeira droga utilizada pelo homem e conseqüentemente do primeiro vício, o alcoolismo; e isto, a mais de cinco mil anos. Desde então, diversas outras drogas surgiram, das mais variadas formas, causando diversos efeitos e se tornou um dos problemas sociais mais graves que assola todo o mundo.

 

A droga atualmente gera intranqüilidade em todos os níveis, principalmente na área da saúde e da segurança pública, tornando-se um impeditivo na busca da paz social.

 

No que tange à saúde, após o evento da Lei 6368/76, que tratou de diferenciar usuário de traficante, várias espécies de tratamento terapêutico deveriam ser implementadas, com o propósito de minimizar os efeitos que a droga causa no organismo.

 

E, em se tratando de segurança pública, o presente trabalho visa demonstrar como o tráfico ilícito de drogas contribuiu para o aumento da criminalidade violenta no município de Teófilo Otoni nos últimos anos.

 

Criada no final do século XVII, no intuito de servir como infra-estrutura para o comércio do café, a localidade de Filadélfia, atual município de Teófilo Otoni, representou o sonho republicano de Theópilo Benedito Otoni, um visionário que, inspirado nos ideais americanos de liberdade e democracia, sempre enxergou à frente do seu tempo.

 

Com o desenvolvimento, o município deixou para trás as características de cidade do interior, apresentando sinais evidentes de crescimento, aumentando assim a violência e a criminalidade.

 

Busca-se aqui, apresentar dados e fatos acerca dos episódios de violência que assolaram Teófilo Otoni nos últimos tempos e destacar ações do Poder Público, sobretudo, da Polícia Civil, do Ministério Público e do Poder Judiciário, visando à correta aplicação da Lei Penal e ainda, atitudes da Sociedade no intuito de prevenir um mal que assola todas as camadas sociais.

Clique aqui para fazer o downlaod completo da Monografia de Alana

 

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

2 Comentarios »

  • MARILENEG. JESUS disse:

    ISSO É UM PROBLEMA DE SAUDE PÚBLICA . HORRIPILANTE VER NOSSA JUVENTUDE SE DEGRADANDA EM FAVOR DAS DROGAS.

  • Alberto Neiva disse:

    Você foi brilhante e sua magnitude nunca desaparecerá! obrigado Dra Alana!

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.