Home » Manchete, Notícias, Palestras

LANÇADO PROJETO CAPACITAR

23 de fevereiro de 2011 2.671 visualizações 2 Comentários Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Fonte: Jornal Diário do Rio Doce – 20 de fevereiro de 2011 – página 3ª – www.drd.com.br

 

Por Luciane Belizário.

 

LOGO CAPACITAR V

 

Da redação

 

A Polícia Civil, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, realizou na manhã de ontem a palestra do “Projeto Capacitar” – Formando Multiplicadores de Opinião”. O objetivo é capacitar os professores das redes municipal e estadual em Valadares para identificar situações de risco aos quais seus alunos estejam sendo submetidos, como drogas, exploração sexual, violência doméstica, violência a professores no meio escolar, direitos humanos e crimes praticados na internet.

 

POLÍCIA CIVIL REALIZA “PROJETO CAPACITAR” PARA QUE PROFESSORES POSSAM IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE RISCO SOCIAL PARA ALUNOS.

CAPACITAR PARA INTERVIR.

 

Um fato indiscutível é que os professores contribuem para o desenvolvimento social e humano de crianças e pré-adolescentes de uma maneira especial, obtendo resultados favoráveis e duradouros. Pensando nisso, a Polícia Civil, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, realizou na manhã de ontem o “Projeto Capacitar – Formando Multiplicadores de Opinião.

 

O projeto acontece com o objetivo de capacitar os professores das redes municipal e estadual em Valadares a identificar situações de risco a que seus alunos sendo submetidos, como drogas, exploração sexual, violência doméstica, violência a professores no meio escolar, direitos humanos e crimes praticados na internet. O evento, bastante prestigiado, foi realizado no auditório da Superintendência Regional de Ensino, no centro da cidade, e contou a com a presença de diversas autoridades.

 

De acordo com o delegado regional da Polícia Civil, Jéferson Botelho, o projeto é denominado “Capacitar” por ter como finalidade capacitar profissionais que sejam formadores de opinião no meio em que estão inseridos. Ele explica que a Polícia Civil de Minas Gerais, atenta a sua finalidade social, precisa abordar determinados temas ligados às questões policiais, para que assim a sociedade civil, de uma forma geral, possa saber lidar com algumas questões, quando enfrentá-las.

 

“Dessa forma, o projeto elegeu professores do ensino fundamental e médio da Superintendência Regional de Educação em Valadares para que possam transmitir a filosofia da Polícia Civil de Minas Gerais, haja vista que os policiais estar orientando toda a cidade acerca de diversos temas de importância ímpar para a comunidade local”, diz.

 

O delegado acrescenta que o ponto fundamental do projeto está no fato de que os profissionais são capacitados a identificar, processar e resolver determinadas situações, utilizando-se das diversas experiências retransmitidas pelos policiais palestrantes. “O público-alvo desse projeto não são os professores, mas sim os alunos do ensino fundamental e do médio, já que a formação desses indivíduos irá determinar os contornos futuros de nossa nação. Mas será através do profissional educador que os estudantes receberão os ensinamentos. Os professores vão atuar como pacificadores sociais”.

FASES

 

Na busca de aprimorar a ideologia de polícia comunitária, na tentativa de minimizar determinados problemas que afligem os jovens da população regional, o projeto será dividido em seis fases: o papel do educador e da escola no combate às drogas; aspectos importantes sobre a violência doméstica e familiar; estatuto da criança e do adolescente: avanços e retrocessos; direitos humanos; direito e cidadania; e crimes praticados através da internet.

 

Entre as autoridades presentes estiveram a prefeita Elisa Costa, o presidente da CDL/GV, Dênis Ribeiro, além de representantes das Polícias Militar e Federal, do Corpo de Bombeiros e da Superintendência de Ensino.

CAMISA ANTIDROGA2

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

2 Comentarios »

  • Escola E. Dona Adelaide Malzone Hugo disse:

    Jeferson bom dia.
    A vice diretora Marcilene participou da capacitação na SRE, e gostaria de saber se é possível você dar uma palestra para os nossos alunos dando abertura ao nosso projeto.
    Por favor entre em contato conosco no telefone: 32722329 ou pelo site da escola.
    Desde já agradecemos.
    Atenciosamente, Marcilene, Ana Maria e Ludymara.

  • andre luiz dias disse:

    Tive a oportunidade de trabalhar com Jeferson Botelho em Teófilo Otoni, em um projeto do SESC. Era um ação anti-drogas, junto a comunidade e escolas da cidade. Excelente profissional e ser humano precioso!Mais um projeto que já esta dando certo esse ai…sucesso a todos!
    Andre Luiz Dias.
    Grupo in-cena de teatro.
    andre@andreluizdias.com.br

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.