Home » Manchete, Notícias

JEFERSON BOTELHO: FORMATURA DO DOUTORADO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EM BUENOS AIRES

8 de fevereiro de 2010 2.085 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

DSC03348 Aconteceu no dia 05 de fevereiro de 2010, sexta-feira, a formatura de conclusão dos créditos do Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas e sociais da UNIVERSIDAD DEL MUSEO SOCIAL ARGENTINO, em Buenos Aires, na Argentina, com início em julho de 2008 e término em fevereiro de 2010.

O evento aconteceu no auditório da Universidade, com início às 19h00min e término às 21h30min, numa solenidade muito concorrida comparecendo várias autoridades, formandos e familiares.

Na abertura da solenidade houve a execução dos hinos nacionais do Brasil e da Argentina e logo depois o diretor da Universidade, Dr. Ricardo Balestra falou sobre o compromisso da Instituição com a qualidade de ensino e reacreditação junto aos órgãos competentes da Argentina.

Foram quatro turmas que concluíram a fase de créditos, sendo que cada turma teve um formando discursando em seu nome.

O Desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Dr. ROOSEVELT QUEIROZ COSTA (foto 1), também formando, fez um brilhante e emocionante discurso, reafirmando o compromisso com os ideais de liberdade e justiça.

Foram dois anos de curso, contendo na grade curricular as disciplinas de Metodologia e Investigação de Ensino, História do Direito, Direito Público e Direito Privado, Direito Penal e Processual Penal e Direito de Integração.

DSC03351 O Dr. Jeferson Botelho, o professor Péricles Gannen Rodrigues, Professor Flávio Salomão, Major Rodrigo Teixeira, dentre outras autoridades locais concluíram o curso e agora como fase final do doutorado, cada formando enfrentará um Tribunal Examinador, defendendo sua tese no prazo de 2 anos, prorrogáveis por mais um ano, contados a partir do encerramento de créditos.

Em sua tese monográfica, o Dr. Jeferson Botelho falará sobre o tema O ENFRENTAMENTO LEGAL AO NARCOTRAFICANTE E AO USUÁRIO DE DROGAS ILÍCITAS NUM CONTEXTO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E ARGENTINA E POSSÍVEL MODELO DE RESPOSTA JURÍDICA CONJUNTA, cujo propósito é a busca de soluções viáveis para a problemática da droga nos dois países, haja vista que a questão da droga tem sido uma preocupação constante da comunidade mundial, eis que ameaça famílias do mundo inteiro.

A questão do combate ao tráfico e uso de drogas tem sido um desafio para as Nações civilizadas. O mundo cada vez mais mergulhado e ameaçado pelas sólidas estruturas do narcotráfico, a exigir medidas severas para estancar a hemorragia do crime organizado. O número de usuários de drogas vem aumentando velozmente segundo dados divulgados recentemente pelo Escritório Geral das Nações Unidas para o combate de drogas e outros crimes. A paz mundial está ameaçada, salientou Botelho.DSC03338

Para elaboração da tese, o formando Dr. Jeferson Botelho realizou duas visitas à Superintendência de Prevenção a Drogas da Argentina, pesquisando sobre legislação, modelo e instrumentos de enfrentamento a traficantes e usuários de drogas na Argentina, em especial as normas inseridas na Lei 23.737/89, Ley de Regimen Penal de Estupefacientes.

Nesta semana, o Dr. Jeferson Botelho visitará o Centro de Reabilitação de Drogaditos da Argentina, buscando subsídios necessários para coadjuvar na elaboração de sua tese.

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.