Home » Manchete, Notícias

Governador entrega Medalha da Inconfidência em Ouro Preto

3 de maio de 2013 455 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

O governador de Minas, Antônio Anastasia, presidiu neste domingo (21), em Ouro Preto, a 62ª solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, que encerra as comemorações da Semana da Inconfidência no estado.

Este ano, foram contempladas 164 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.

O destaque entre os agraciados é o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa que, além de ser o orador oficial da cerimônia, recebeu o Grande Colar, comenda extraordinária destinada a chefes de Estado.


Medalha da Inconfidência 3

Divulgação PCMG

Foram contempladas 164 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil

A Medalha da Inconfidência foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck para homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços para a promoção de Minas. É a maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais e é entregue anualmente. A honraria tem quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Nos últimos dez anos, a cerimônia já rendeu homenagens a diversas personalidades brasileiras, cada um em seu campo de atuação, desde o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, orador em 2012, até a atriz Fernanda Montenegro, em 2004.

Também foram oradores da Medalha da Inconfidência nos últimos anos a presidente Dilma Rousseff (2011), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003), a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Rocha (2010), o embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute (2009), o então vice-presidente da República José Alencar (2008), o arquiteto Oscar Niemeyer (2007), Maria Estela Kubitschek (2006) e o ex-presidente de Portugal Mário Soares (2005).

Medalha da Inconfidência 2 Medalha da Inconfidência

Entrega de medalhas

Cerimônia

A cerimônia foi realizada na Praça Tiradentes, centro histórico de Ouro Preto, onde o governador recebeu honras militares da Guarda de Honra da Polícia Militar de Minas Gerais e passou em revista à tropa. Cumprindo a tradição do dia 21 de abril, o governador assinou ato de transferência simbólica da capital do estado para Ouro Preto.

Também foi realizada homenagem a Tiradentes, com a colocação de uma coroa de flores junto ao monumento ao mártir da Inconfidência.

O Hino Nacional Brasileiro foi cantado pelo Coral Lírico da Fundação Clóvis Salgado, acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Os grupos foram também responsáveis pela trilha sonora da cerimônia. Às 19h, o Governo de Minas oferecerá à população de Ouro Preto um concerto da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Dentre os homenageados estão:

  • Cylton Brandão da Matta, Delegado Geral de Polícia
  • Jeferson Botelho Pereira, Delegado Geral de Polícia
  • Ana Claudia Oliveira Perry, Delegado Geral de Polícia
  • Valmir de Paula Ramos, Delegado Geral de Polícia
  • Dayse Lúcia Mascarenhas Gomes, Perito Criminal
  • Luiz Otávio Teixeira de Moura, investigador de Polícia

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.