Home » Artigos Jurídicos, Manchete

Gestão passou a ser a palavra-chave para as autoridades

19 de dezembro de 2010 1.679 visualizações 1 Comentario Imprimir este artigo Imprimir este artigo

497_2606Jésus Trindade Barreto Júnior – O Estado de S.Paulo

Uma polícia mais eficiente, que presta conta dos resultados, consegue conquistar a confiança da população. Para aumentar a eficiência é importante compreender o crime como um fenômeno que produz informações. Esses dados precisam ser organizados e interpretados para direcionar as ações dos policiais de forma focada. A incorporação de novas tecnologias e a reorganização do territórios ajudam na tarefa. De outro lado, a satisfação da população que procura a polícia pode aumentar, caso sejam criados mecanismos que facilitem os registros de ocorrência, como boletins eletrônicos. Ao mesmo tempo, criar call centers para o acompanhamento dessas denúncias permite prestar contas do andamento do caso. Essa última medida ainda não foi adotada no Brasil, mas existem discussões avançadas sobre o tema.

A confiança da população na polícia está relativamente baixa porque as novas ideias começaram a ganhar corpo somente nesta década. As polícias passaram muito tempo atuando como se fossem corporações cuja tarefa era caçar bandidos e combater o inimigo. Com a redemocratização e a piora da situação da segurança pública, gestão passou a ser palavra-chave para lidar com o problema. A mudança promete trazer avanços.

PRESIDENTE DO FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA

Publicado no Jornal Estado de São Paulo de 16/12/2010

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

1 Comentario »

  • Antônio Otávio Rocha disse:

    Dr. Jésus Trindade Barreto Júnior, Delegado Geral de Polícia homem com amplo conhecimento em segurança pública e uma visão futurística dos problemas oriundos de todo setor da defesa Social.

    Parabéns pelas palavras.

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.