Home » Geral

DIA MUNDIAL DE PREVENÇÃO A DROGAS: Policiais Civis realizam palestra na Escola Clotilde Onofri em Teófilo Otoni

29 de junho de 2008 2.351 visualizações 1 Comentario Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Na manhã desta quinta-feira, 26/06/08, o Delegado de Polícia, Dr. Jéferson Botelho, Titular da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes da 14ª Delegacia de Polícia e Professor de Direito Penal e Processual Penal proferiu palestra sobre o tema “Prevenção, efeitos e conseqüências das drogas”, em comemoração ao Dia Internacional de Prevenção e Combate a Drogas.

DSC00938 DSC00932

O evento foi realizado no pátio interno da Escola Clotilde Onofri, em Teófilo Otoni, com exposição de amostras de drogas diversas, e contou com a presença de alunos e professores da citada escola. A brilhante iniciativa partiu do trabalho de parceria da Polícia Civil, Escola e Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni-MG, por meio do Secretário Thalles da Silva Contão. A Prefeita Municipal, Professora Maria José Haueisen esteve presente e em seu pronunciamento ressaltou a importância do evento para o contexto social.     

Acompanhado pelos agentes de Polícia, Zely Luiz e Cristiano Neiva, ambos da Regional de Polícia de Polícia de Teófilo Otoni-MG, o palestrante falou sobre efeitos e conseqüências de diversas drogas, apresentando amostras de diversas substâncias entorpecentes, como cocaína, maconha, crack, haxixe, heroína, merla e outras, destacando a importância da participação de todos na orientação e educação sobre as conseqüências maléficas das drogas, concitando aos presentes a estabelecer um verdadeiro aparato social protetivo, evitando o contato com as drogas, e abordou assuntos relacionados à desintoxicação em clínicas especializadas, pugnando pela implantação da Fazenda Esperança na cidade, como meio necessário à recuperação de dependentes químicos, e salientou o importante trabalho realizado pela Polícia Civil de Teófilo Otoni-MG, como sendo hoje paradigma no combate ao crime organizado a nível estadual, modelo, orgulho da cidade na segurança pública, e monopólio no controle social, aproveitando-se da oportunidade para apontar os principais ajustes ocorridos na nova lei sobre drogas, a Lei 11.343/06, recentemente editada, que buscou modernizar sua legislação punitiva, criando mecanismos institucionalizados de prevenção e endurecimento no combate ao tráfico e ao seu financiamento e finalizou enaltecendo o espírito solidário idealizado pela impregnação do amor, como meio de se buscar o crescimento de uma sociedade. Fica aqui o eterno agradecimento e reconhecimento a todos os alunos e professores da Escola Municipal Clotilde Onofri, em especial a Diretora Suélia Natal pela excelente recepção aos profissionais que ali estiveram, pois somente a educação tem o poder de fazer crescer uma sociedade que clama incessantemente por justiça social.

DSC00937

No mesmo dia do evento, a Organização das Nações Unidas(ONU), divulgou notícia acerca do consumo de drogas nas regiões Sul e Sudeste, dando conta que a população dessas regiões do Brasil aparece como a que mais consome maconha, cocaína e drogas sintéticas, que tem mais de 870 mil dependentes químicos, conforme relatório divulgado pela ONU.
O levantamento divulgado no Dia Internacional de Combate ao Tráfico e ao Abuso de Drogas, mostra que, ao contrário da tendência mundial de estabilidade no consumo de entorpecentes, o Brasil está entre os países em que a demanda pela droga aumentou, sendo o segundo maior consumidor de drogas das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.
O documento indica que “as crescentes atividades de grupos que traficam cocaína nos Estados da região sudeste impulsionam a oferta da droga”.

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

1 Comentario »

  • Aderson Reis disse:

    Sr. e Dr. Jerferson parabéns pelo vosso trabalho prestado nesta sociedade, que sempre clama por pessoas de carater e dedicado a servi-la como o senhor faz. Que Deus abençoe o vosso Ser sempre.
    fui aluno da vossa pessoa no CFSD de 1996, hoje moro em Governador Valadares.

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.