Home » Manchete, Notícias

DIA MUNDIAL DE COMBATE ÀS DROGAS: POLÍCIA CIVIL DE GOVERNADOR VALADARES REALIZA INCINERAÇÃO DE DROGAS

25 de junho de 2010 2.379 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Desde o ano de 1987, a Organização das Nações Unidas (OUN) comemora no dia 26 de junho o Dia Mundial de Combate às Drogas.

Como parte das comemorações alusivas ao dia, a Delegacia Regional de Governador Valadares/MG, promoveu ato simbólico com a incineração de mais de 50 quilos de drogas apreendidas pela Polícia e devidamente autorizado pelo Poder Judiciário da Comarca de Governador Valadares/MG, na forma do artigo 32 e SS da Lei 11.343/2006.

Várias autoridades participaram do evento, como representantes do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, além alguns estudantes das escolas Estadual Quintino Bocaiúva, Municipal Profª Laura Fabri e do CAIC, imprensa local, representantes de associações de proteção a dependentes químicos, policiais militares, representantes do 6º e 43º BPM, representantes do Ministério Público e outras autoridades.

O Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Jeferson Botelho, justificou a importante do ato como forma de chamar a atenção da sociedade pela gravidade que a droga representa para a saúde e segurança pública, afirmando que a droga tem sido a causa principal da criminalidade violenta no mundo e alertou sobre a situação do crack no Brasil, com estimativa nada animadora, onde segundo pesquisas recentes o número de usuários hoje está em torno de 1,2 milhões e a idade média para início do uso da droga é 13 anos, enfatizando que todo usuário de crack é candidato potencial à morte, lembrando que recentemente o Governo Federal editou um Decreto criando o Plano Nacional de Enfrentamento ao crack, dentro do Sistema Nacional de Políticas públicas sobre as drogas, alertando para a necessidade da promoção de valores éticos, culturais e de cidadania do povo brasileiro, reconhecendo como fatores de proteção para o uso indevido de drogas.

Recentemente, de acordo com o secretaria-executiva do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania), ligado ao Ministério da Justiça, embora os dados sobre o uso da droga no país sejam escassos, o Governo Federal tem enfrentado o problema por meio de duas frentes: pela repressão à venda do crack, com o aumento da fiscalização das fronteiras e a criação dos “Territórios da Paz”, e pelo tratamento dos usuários.

O Dr. Jeferson Botelho ainda ressaltou a imperiosa necessidade da promoção de responsabilidade compartilhada entre Estado e sociedade para o estabelecimento de fundamentos e estratégias de redução do uso. Disse que a informação e educação sobre os males da droga é instrumento eficaz de promoção social e prevenção ao uso. Finalmente, contou que embora o crack seja o tema em voga do momento, a sociedade brasileira não deve perder de vista os estragos que outras drogas causam como o álcool, a maconha e a cocaína.

Estiveram presentes ainda no ato solene, o Dr. Marcos José de Paula, DD Chefe do 8º Departamento de Polícia Civil, o Dr. Fábio Henrique, DD Delegado de Polícia, Titular da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes de Governador Valadares/MG, além de agentes de polícia, escrivães, peritos e funcionários administrativos.

 

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.