Home » Manchete, Notícias

CSESCO PROMOVE CURSO DE CAPACITAÇÃO CONTINUADA

12 de junho de 2009 2.203 visualizações 1 Comentario Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Como parte do Curso de capacidade continuada aos seus profissionais, o Centro Socioeducativo São Cosme – CSESCO, por intermédio de sua diretora geral, Dra. Maricélia Fernandes Martins, convidou o Dr. Jeferson Botelho, Titular da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes nesta cidade, e professor de Direito Penal e Processual Penal das Faculdades Doctum e Fenord, para proferir palestra sobre “Repressão Qualificada e Criminalidade de Massa” com ênfase do envolvimento de adolescentes no Tráfico ilícito de Drogas no município de Teófilo Otoni-MG. O evento ocorreu nos dias 09 e 10 de junho de 2009, de 09h30min ás 12h00min, no Auditório do Ministério Púbico, nesta cidade de Teófilo Otoni-MG.

O palestrante falou sobre violência e criminalidade, abordou acerca das principais medidas de repressão às grandes organizações criminosas, aliás, orientação dos Tratados e Convenções Internacionais, a exemplo da Convenção de Viena e da Convenção de Palermo, das quais o Brasil é signatário, tendo o país assumido o compromisso de adotar medidas austeras para erradicar o crime organizado, mormente por meio de ações direcionadas ao combate ao crime de lavagem de dinheiro, o que veio a efetivar com a edição das Leis 9.613/98, 9.034/95 e 11.343/11.

A tendência moderna de repressão ao crime organizado, como garantia na qualidade da segurança pública passa, necessariamente, pela adoção de ações firmes no enfrentamento ao tráfico e uso de drogas, assegurou o Delegado Jeferson Botelho, que também enfatizou os novos paradigmas investigatórios em face das normas de direitos humanos, salientando que é dever do Estado prestar segurança pública num modelo de administração pública gerencial, sem atropelar as normas de garantias das liberdades públicas.

Houve uma demonstração das principais drogas comercializadas no país pelas grandes estruturas criminosas, seus efeitos e conseqüências sociais, com nefastas perdas de ordem moral e econômica.

Sobre a repressão qualificada na cidade de Teófilo Otoni, o palestrante falou sobre os efeitos positivos das grandes operações policiais realizadas pela Polícia Civil, sob coordenador do Dr. Isaías Pontes de Melo, Chefe do 15º Departamento de Polícia Civil, desde o ano de 2005, quando foram desencadeadas as Operações Gênesis, Êxodus, Andes, Blindagem, Campanário e Águas Belas.  

A diretora geral do Centro, Dra. Maricélia Fernandes afiançou o compromisso da unidade de aprimorar os conhecimentos dos profissionais que prestam serviço no Centro Socioeducativo no sentido de melhorar o atendimento na unidade. Esse modelo de gestão integrada sem dúvidas é a melhor opção a fim de garantir serviço público com qualidade e eficiência, observou a diretora Maricélia Fernandes.

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

1 Comentario »

  • Alessandro Xavier Santos disse:

    Parabens Dr.Jeferson Botelho,foi uma palestra incrivel ,foi uma verdadeira aula.Um dominio total do assunto.Eu como agente socioeducativo , enriqueci o meu saber tanto no cargo que me foi atribuido e na vida social.

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.