Home » Artigos Jurídicos, Informações Anti-drogas, Manchete

CRYSTAL: A SUPERDROGA DE DESTRUIÇÃO MACIÇA E AS MEDIDAS PREVENTIVAS PREVISTAS NA LEI 11.343/06

3 de maio de 2009 97.297 visualizações 42 Comentários Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Jeferson Botelho é Professor de Direito Penal e Processo Penal. Pos-Graduado em Direito Penal e Processo Penal pela FADIVALE, Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidad Del Museo Social Argentino – Buenos Aires – Argentina, Delegado de Polícia de Nível Especial – Titular da Divisão de Tóxicos e Entorpecentes em Teófilo Otoni-MG.

A droga é uma pandemia que destrói, aniquila, inunda de seqüelas aos consumidores e que assusta o mundo inteiro. Perigo iminente para as atuais e futuras gerações. Um mal que necessita de políticas públicas para vencê-lo. É preciso reunir um grupo de homens de caráter e comprometidos com o bem-estar da humanidade, para lutar de forma destemida em defesa da vida.  É verdade que enquanto especialistas sérios discutem medidas preventivas, profiláticas, ao tráfico e uso ilícitos de drogas, algumas pessoas de comportamento adverso ao crescimento social participam de reuniões na ONU para a descriminalização da maconha e outras organizam a chamada “Marcha da maconha” em meio a decisões judiciais contrárias.

Neste ensaio, não pretendemos falar de maconha, de cocaína, de crack, de paco, nem de outra droga.  O assunto é a crystal. Crystal é uma droga antiga, com grande poder de destruição, mas pouco conhecida no Brasil.

Trata-se de um estimulante feito de uma anfetamina superpoderosa, contendo na sua fabricação, substâncias químicas industriais e produtos de limpeza. Quando misturada a outras substâncias, que a torna mais barata, é chamada de manivela. 

É conhecida por gelo, vidro, cristina, tina, crank, ice, speed e cocaína do operário. También es conocido como “crank”, o “met”, por ser una metanfetamina; es una sustancia que se produce fácilmente en laboratorios clandestinos que no requiere de mucho dinero o de gran tecnología para su elaboración, y por ello se produce en garajes y casas desocupadas o desmanteladas. El “cristal” ha llegado a ser una sustancia de abuso por la población adolescente y por adultos jóvenes en el suroeste de Estados Unidos. Las manifestaciones clínicas más aparentes por el uso de este psicotrópico, aparte de las que se consignan por abuso de anfetaminas, son las siguientes: irritabilidad, nerviosismo, variaciones en el estado de ánimo, depresión, miedo injustificado, suspicacia, pérdida de peso y trastornos del sueño.

A droga na forma de cristal pode ser fumada em cachimbos de plásticos, na forma de pó é geralmente cheirada, mas pode ser misturada em água e injetada. Pode ser injetada no ânus por uma seringa sem agulha.

Sabe-se que a anfetamina foi sintetizada em laboratórios pela primeira vez na Alemanha, em 1887. Em 1920 seu efeito psico-estimulante foi reconhecido e seu uso médico farmacêutico foi autorizado pelos EUA. Na segunda Guerra Mundial a anfetamina foi utilizada para dar mais energia e manter os soldados em estado máximo de alerta. Especialistas acreditam que a droga é a mais poderosa que existe no mercado nos dias atuais, um perigo que se alastra como uma praga. É mais barata que a cocaína e dez vezes mais forte, sendo que os efeitos duram até dez horas. É mais viciante que a heroína e mais destrutiva que o crack.

methamphetamine_pure

A droga passa pelo sistema nervoso central, o coração bate mais forte, a pressão sanguínea aumenta. Provoca sentimento de autoconfiança, as pupilas se dilatam, a respiração fica ofegante, e o usuário fica com a fala atropelada, entra num estado de euforia, o corpo libera grande quantidade de energia. Ao término do efeito, o usuário sente depressão, inquietação, alucinações, nervosismo e paranóia, podendo levar ao suicídio. É quase impossível evitar a próxima dose.

A sensação de euforia e o aumento do desejo sexual, produzidos pelas doses de dopamina liberadas no cérebro, estimulada pela metanfetamina, dão lugar a pânico, alucinações, agressividade, convulsões, falta de apetite, risco de derrame, colapso cardiovascular, corrosão de dentes e gengivas.
A droga está aliada a outro problema grave: o aumento do número de casos de Aids. É uma droga que libera a libido e estimula o usuário a ter inúmeras relações numa mesma noite, e na maioria das vezes, sem nenhum tipo de proteção, sendo que nos Estados Unidos, as maiores vítimas do Crystal são os homossexuais. Quem experimenta o cristal, entra em estado de euforia e hipersexualidade.

cristal

Tem sido comuns os danos causados aos órgãos sexuais pelo excesso de atrito ou exagero no tamanho dos brinquedos sexuais utilizados. Há registro de um estudante universitário que usava cocaína e resolveu fumar o cristal para se masturbar. A excitação foi tamanha e duradoura que só depois de 16 horas, quando o efeito diminuiu, ele percebeu que havia machucado a pele do pênis e estava sangrando. Teve que ser socorrido ao hospital.

A conscientização tem sido a principal arma da polícia americana. Tudo que se sabe sobre a droga, logo é repassado à polícia de várias partes do mundo, para evitar que o cristal chegue a outros países.
Não obstante, há registros de apreensões no Brasil, embora em número pequeno. Em abril do ano passado, a Polícia apreendeu um adolescente que transportava LSD, ecstasy e cristal de Foz do Iguaçu para Belo Horizonte. 
A taxa de mortalidade por overdose de cristal nos EUA está elevadíssima. Pelos transtornos e dores que vem causando, a cristal vem sendo chamada de a Maligna. 

A educação é a melhor arma para a prevenção.  A Lei 11.343/2006 possui um capítulo destinado tão-somente à medidas preventivas, e reconhece o uso indevido de drogas como fator de interferência na qualidade de vida do indivíduo, catalogando como princípios o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade individual em relação ao uso indevido de drogas, o compartilhamento de responsabilidade, a adoção de estratégias preventivas diferenciadas e adequadas às especificidades socioculturais das diversas populações, o estabelecimento de políticas de formação continuada na área da prevenção do uso indevido de drogas para profissionais de educação nos três níveis de ensino e outros correlatos. Por isso, concito a todos a contribuir para a formação de um escudo protetor da sociedade. Conscientize alguém a dizer não a drogas, esse mundo falso e imaginário. Assim, estará contribuindo para a construção de uma sociedade livre, sadia, inteligente e saudável.           

Referências bibliográficas:

CURTI, Maria Luiza, O falso brilho do cristal – Anfetamina e Metanfetamina.
EPOCA, edição 434, 06/09/2006;
Programa Domingo Espetacular, exibido em 12/02/2006, www.rederecord.com.br,  acesso em 28/04/09;
www.quedroga.com.br;
www.dominiofeminino.com.br.

42 Comentarios »

  • Patrícia disse:

    Realmente é um caso assustador que certamente daqui à um futuro não muito distante,fará parte da realidade do nosso país.Existe sim o capítulo de uma lei direcionada as medidas preventivas,mas infelizmente,não é de todo aplicada e ou divulgada.A propagação nas escolas onde deveria ser bem aplicada,quase não existe,em campanhas publicitárias,também não se vê…Para muitos,resta apenas cruzar os braços e assistir a esse final trágico da vida dos nossos jovens e adolescente,alvo principal desta terrível ameaça!

  • Camilo Somerlate Santana disse:

    É impressionante a quantidade de efeitos prejudiciais à saúde causados pela droga citada no artigo do Dr. Jeferson Botelho, não apenas devido o perigo que ronda principalmente a população jovem brasileira, pois temos ciencia da procura cada vez maior de jovens, por dorgas que aumentam o desejo sexual, como também por drogas que aumentam o estado de coragem. Diante desse alerta faz-se necessário cobrarmos melhores decisões políticas e principalmente uma melhor aplicação dos recursos públicos destinados a prevenção ao uso de drogas ílicitas.

  • Marcelo disse:

    Sobre o que a Patrícia disse quanto ao público alvo serem os adolescentes e jovens, o que teríamos que fazer é começar de pequenas drogas, começar a campanhas contra pequenas drogas.Já fiz o uso da Maconha, me perguntam hoje: fez alguma diferença? Sim, me acalmei muito na época que fumava e, sinceramente, a única coisa ruim que me aconteceu foi um pouco a perda de memória, dificuldade para pronunciar palavras do vocabulário atual “difíceis”, me sentia bem, mas o rendimento na escola ia péssimo.Na verdade o que acontece.Os jovens de hoje em dia procuram a liberação de certas drogas que consideram não prejudiciais à saúde, sabemos que o governo do Brasil sempre foi a base de insistencia, as pessoas fazem uma notícia correr e chegar até o Minístro.Pronto.Agora é só “deixar rolar” (como dizem os jovens).A prevenção de drogas deveria ser reforçada principialmente em relação a cobertura policial.
    Hoje em dia tudo está em volta de drogas, onde você vai encontra algum folgado te oferecendo de todos os tipos…
    A cobertura policial está ruim, e não é pouco.Deveríamos ter mais policiais com capacitação de invadirem casas de traficantes, subirem morros/favelas que suspeitam de tráfico e providenciarem fiscalizações mais “acessíveis”.
    De que adianta acabar com a droga em grandes favelas do país se o nosso rendimento político social, nossa instrutura de segurança não ajuda?
    Há de ter policias em locais de importações e exportações, em locais de chegada e partida de pessoas e cargas.Entradas para outros países também deveriam ter uma segurança maior.
    Pensem nisso!
    Para acabar com o maior há de temer o menor, a notícia correrá para e logo logo a classe baixa irá atrás dessa droga.
    Hoje, estudo para cursar Egenharia da Computação em uma faculdade federal, farei pós no exterior e tenho planos para minha vida.
    Vai um recadinho para as pessoas que estão começando nesse ramo de droga: percam a cabeça mas não percam a consciencia.

    Att.
    Marcelo.

  • Virgínia disse:

    o caracter de um ser humano não se diz pelo uniforme que este usa. invadir casas nos morros? absurda solução.
    educação não submissao. aproposito, ha uma grande parte da polulação rica ou classe média consumidora e traficando drogas, quem sabe a polícia tenha liberdade para invadir a sua casa também? se baterem em sua dignicima esposa ou no senhor, estão amparados por inumeras disculpas que a posisao, o cargo que exercem lhes resguarda, com toda razão, mas muitas vezes usados para seu bel prazer. cautela..

  • Raul disse:

    Se eu quiser fumar eu fumo,
    Se eu quiser beber eu bebo,
    Pago tudo que eu consumo,
    Com o suor do meu emprego!

    Onde está a liberdade?

    Qual a diferença de uma pessoa tomar 1 litro de pinga por dia ou de fumar/cheirar (sei lá como se usa isso) essa tal de cristal?

    Droga não é assunto policial, é assunto de saúde pública!

    Porque as pessoas podem fumar cigarros à base de nicotina livremente e de maconha não?

    Qual é o argumento?

    A arbitrariedade sem explicações lógicas se resulta nisso, TOTAL incapacidade, TOTAL impotência dos órgãos públicos em aplicar suas leis porcas arbitrárias.

    Para cada policial novo na rua mais dois traficantes armados com armas bem melhores que as do governo, e o estado abre vagas para policiais, e eu pobre cidadão que pago minhas contas e discordo das leis vou para a ponta da espada trocar tiro com traficante? NÃO ! NUNCA !

    Tenho pena quando vejo um PM na esquina, isso mesmo: PENA !

    Se sujeitando a regras que ele não criou por uma miséria de salário !

    Mas essa é a nossa TRISTE realidade companheiros brasileiros, e o voto continua obrigatório. Nossos eleitores são analfabetos, trocam seus votos por sacos de arroz, feijão, caixas d´água, dentaduras,roupas, cavalos, jegues…

    Tenho nojo quando falam que o Brasil é um país democrático, onde está o direito do cidadão quando obrigam analfabetos desinformados encabrestados a votarem?

    Paro por aqui, pois é melhor viver alienado nesse país, se começar a pensar demais nos problemas daqui acabo mudando de país.

    Mas vamos lá, este é o país do carnaval, do futebol, dos biquínis… hahaha, ainda bem que sou um dos poucos “privilegiados” que tem ao menos um resquício de senso crítico…

    Tudo continua assim, o de cima sobe e o de baixo desce…

  • andréa e fernanda disse:

    o site foi de grande importância para o desenvolvimento de um trabalho escolar. E queriamos imagens novas.
    sabemos que a droga é devastadora e mais cedo ou mais tarde ela vai se integrar na vida de muitos, evitar vai se tornar muito difícil pois muitos acreditam que a melhor solução para uma vida melhor são as drogas.

  • luciano oliveir moitinho disse:

    Enquanto existir politicos como os senadores ( Sarney) e outros mais não vamos ver providencias sendo tomadas por partes dos nossos politicos, pois quanto maior a deteriorização da familia melhor para eles. Para isso mudar temos que aprender a votar. Pois nos brasileiros fizemos o favor de renascer Colo de Melo.A maior droga do nosso pais são os nossos politicos,Infelismente.

  • Japa disse:

    Sobre o que o Raul disse> Olha…para quem não sabe, o Cristal pode ser fumado ou cheirado! Mesmos efeitos do Crack más aqui no Japão é muito mais caro para comprar e é a droga mais perigosa do mundo!
    O Cristal pode ser feito em sua própria casa pois os materiais e ingredientes são comprados com facilidades más é presciso muito cuidado para ser feito porque tem perigo de explosão e morte!
    Eu já fui usuário e sei do que falo! Não Use Drogas é o que aconselho para todos porque mesmo 5 anos de ausência com Drogas, ainda luto contra vontade e é difícil! A curiosidade Mata!!!

  • Reinaldo de Melo Silva disse:

    É um lamento social a criação de novas “fórmulas da morte” a cada dia no mundo inteiro.
    Enquanto cientistas respeitáveis esforçam-se para obter a cura dos mais diversos males, traficantes inescrupulosos inventam substancias cada vez mais fortes e prejudiciais à saúde.
    Esta guerra é desleal, e só a instituição familiar, por meio de muito carinho e compreensão, pode evitar que nossos jovens se percam neste tortuoso caminho.

  • hermes machado da fonseca disse:

    Prezado colega, sou também pertencente a mesma Instituição, em Juiz de Fora. Quero de antemão parabenizá-lo pelo excelente artigo que publicastes. Penso que embora o mundo das drogas seja um manancial de ganhos financeiros fácil, como bem disse, os homens de cárater devem sempre, e com determinismo,ainda que com parcos recursos, tentar vencer estas pessoas que colocam em primeiro lugar o dinheiro, e em conseguência, atropelam tudo, sem a mínima cerimônia.Parafraseando Aristóteles, devemos edduacar o Homem para não predê-lo, e dentro da própria lei atual e também da revogada, sempre houve dispositivo para que políticas públicas fossem implemetantdas, asssim como também no revogado e atual código de trânsito também há dispositivos no mesmo sentido, pois este também está mantando tanto quanto as drogas, e com uma agravante, qualquer cidadào de posse de um veículo automotor , e que tenha cumprido as regras para a obtenção da sua CNH, pode sair conduzindo seu veículo da forma que bem lhe convier, e na maioria das vezes, esquecem as regras básicas que lhe foram forncidas quando ainda era candidato.Penso que todos os cidadãos devem compremeter-se com o bem-estar social, pois a própria Constituição Federal preconiza que a Segurança Pública é responsabilidade do Estado e também dos cidadãos, nossa sociedade deve estar mais consciente, e não apenas cobrar do Poder Público. Novamente o parabenizo pelo artigo.

  • Luis Daniel Ribeiro disse:

    Eu fumo muita Pedra de Crack mas depois que começei a cheira cristal adoreiii só paro quando morrer :)

  • Daniel Ribeiro Pedreiro disse:

    Então…
    fumo pedra a 4 anos e queria muiito PARAR !!
    e começa a bafora cola :)
    me ajudem
    e tbm queria saber o preço dessa droga ai cristal ?
    na BIKA onde eu compro meu material di trabalho eles num vende essa :(
    Muiito Obrigado pela atenção!
    abrç

  • Espctro disse:

    É inacriditível, com tanta informação sobre drogas, as pessoas tenham ideias tão diferentes e desculpem-me dizer “BURRAS”

  • Espctro disse:

    continuando; sobre o assunto, Eu ja fiz uso de varios tipos de drogas,mas a pior foi mesmo o krak,não esperimentei o tal kristal,e nem pretendo. Parei de usar o krak por mais de dez meses, depois veio o “repik” seja voltei a usa-lo durante um mês,a cinco meses não uso mais nem mesmo quero a compania de quem usa, pois quem faz uso pode se dizer um derrotado.Durante esse mes de “repik” perdi carro e uma grana sentida, agora imaginem quem usa durante vário anos.
    Que JEOVA,nosso deus nos mostre o caminho da libertação,pois ninguem vem ao pai senão por Kristo, o verdadeiro caminho.

    Que deus nos abençoe, livre e guarde, amém.

  • Tiago disse:

    Eu jah usei Krika, Cristal como queiram dizer, nossa pra mim foi uma novidade mal conhecia drogas e morria de medo desse nome, e quando cheguei no japao muita gente comentava para eu nunca experimentar isso ateh que fui para uma rave e acabei usando, sei que usei tbm ecstasy…me diverti muito nesse dia, fikei acordado por 2 dias apenas bebendo agua e sem comer…Ai acabei sempre qndo ia sair eu bebia um pouco e usava o cristal, e como saia muito pouco quase nao usava.
    Nao cheguei a viciar pois uma coisa que nao sai da minha mente e do meu carater é, quando temos responsabilidade e acreditamos nas nossas obrigaçoes nao nos devemos levar por nada independente doque seja…me sentia bem quando usava mas me sentia melhor ainda quando recebia um abraço do meu filho a cada dia que chegava do serviço…Estou no Brasil e nao sinto o minimo de vontade de usar isso aki.

  • IRACIONE NASCIMENTO NUNES disse:

    DEVERIA HAVER PENA DE MORTE PRA TRAFICANTE.

  • osvaldo disse:

    nossa crystal eh muito bom… a gente fica doido por umas 10 horas, com a pupila dilatada, da um sensaçao de prazer, so q vicia rapido…

  • bmbrunoni disse:

    POEMA DA DROGA CRISTAL UM ALERTA!

    Eu destruo casas, invado famílias desestruturadas,
    Tomo seus filhos, e isso é só o começo.
    Sou mais precioso que o diamante e mais valioso que ouro.
    Se precisar de mim, sou facilmente encontrado
    Eu vivo perto de você, nas escolas e na cidade
    Vivo com os ricos, vivo com os pobres,
    Vivo nas ruas e talvez na porta ao lado
    Sou feito em laboratório, mas não como você pensa
    Também posso ser feito na cozinha
    O meu poder é impressionante, prove-me e verá,
    Prove-me duas vezes e invado a sua alma
    Depois de te possuir, você roubará, você mentirá
    Os crimes que você cometer para os meus encantos
    será o valor que você sentirá em seu corpo
    Você esquecerá sua moral e como lhe foram ensinadas
    Você perderá a consciência e vou moldá-la à minha maneira
    Vou ter tudo de você, a sua aparência e o seu orgulho
    Vou estar sempre com você, direto ao seu lado
    Você desistirá de tudo, da sua família, do seu lar
    Dos seus amigos, do seu dinheiro, então você estará sozinho
    Vou tomar e levar, até você não ter mais nada para dar
    E quando eu terminar com você, você terá sorte por ainda estar vivo
    Posso lhe trazer mais sofrimento do que palavras podem dizer
    Vem, segure a minha mão, deixe-me levá-lo ao inferno.

    CRISTAL O CAMINHO MAIS RÁPIDO PARA A MORTE! SAIA DESSA!

  • Rafa disse:

    “a pensando na vida eu fumo”

    A real questão é: “Pra você, qual o sentido da vida?”

    Nascemos, crescemos, estudamos(ou não) nos tornamos adultos, criamos responsabilidades(ou não)…emprego, nome a zelar, família, vida a levar, velhice, remédios, trocar de carro, casa prórpia…

    Tem sido assim a gerações e daí a pergunta qual a função dessa máquina gigantesca que é viver uma vida?

    “ganhar dinheiro” no fim ele fica.
    “entrar para a história” ninguém vai te cumprimentar depois de morto.
    “para alcançar a graça” Ta aí, uma ótima resposta…mas aí eu digo, alcançar a graça não é obedecer com temor as leis de uma instituição! É viver a vida de forma plena…sorrindo e fazendo sorrir, fazendo o bem sem esperar nada em troca, ter no peito a sensação de que tudo aquilo que você quer fazer você pode…”mas o que eu quero é ter muito dinheiro para distribuir entro os necessitados e também levar uma vida luxuosa”…no fim das contas você quer fazer outras pessoas felizes, quer compartilhar sua felicidade com os outros e quer ter o conforto da alegria batendo forte no peito.

    No que eu acredito?! Eu acredito nas pessoas de bem, de boa fé…desculpem os que seguem alguma religião, mas nada adianta seguir aquilo que o seu lider espiritual diz e fazer suas orações se você tem no peito sentimentos de preconceito quanto a pessoas de outras religiões, cores, etnias…Antes de tentar ouvir um Deus ou a outra pessoa, escuta o seu coração, entende que o bem se faz as pessoas independente de quem seja…daí você vai entender que para alcançar algo superior você não precisa acompanhar a massa, você deve fazer diferente!

  • Julio Cesar disse:

    Eu ja tive a oportunidade de assistir a uma palestra do Pr. Jeferson Botelho muito boa.
    Nao use drogas!

  • Wellington Cassimiro disse:

    Gostaria de saber tudo sobre a Droga Chamada Ice! Pois sou Coordenador em uma Comunidade Terapeuta De Dependentes Quimicos. E gostaria de ficar mas por dentro deste assundo. Desde já Agradeço.

  • Caveira disse:

    Para os caros “depoentes” Raul, Virginia e Luis Daniel digo o seguinte: a sociedade lamenta membros como vocês. A nobre Virginia é tão culta e entendida do assunto que, sequer, sabe escrever. O nobre Raul quer a legalização da maconha argumentando que o assunto não é de policia, uma vez que traficante além de vender drogas promove o crime em diversas modalidades: é a saúde pública que vai combater o crime agora? O nobre Luis nada mais é que um “nóia”, lixo da sociedade; e o cristal é mais uma droga de droga a ser combatida. Tá envolvido com droga, guerreiro? Sai dessa ou pede pra morrer!

  • LEO disse:

    Estou atordoado e estarrecido com essas informações a respeito dessa DROGA.NUNCA usei e jamais tive vontade e curiosidade de “provar” qualquer tipo de droga.Infelizmente conheço familias que perderam tudo pras droga,incluindo o que de mais precioso tinham:Filhos;pais;mães.enfim,a familia.Tá na hora de mandar pro inferno,tudo que é traficante,e todos que se “penduram” em volta deles,incluindo politicos que tem campanhas pagas por eles.PENA DE MORTE URGENTE,SENHORES POLITICOS E DEFENSORES DESSA PORRA DE GENTE.Enquanto morre pobre,é mero número,mais um.Quando nobre,as coisas ficam sob o tapete.Se foda a sociedade hipócrita que ignora quem nao é da casta.
    Governo:deixem de mentir a ajam mostrando a cara e dando a mesma pra bater.Sejam ao menos honestos.

  • Tayrine Moreira disse:

    Achei o artigo superinteressante, e não poderia deixar de comentá-lo.
    Bom, os usuários não veem que suas festas regadas a pó, alucinógenos contribuem para o aumento da violência. Todo mundo morre de saber que é prejudicial a saúde sim RAUL, e diferente do que você pensa, não é só uma questão de saúde pública, mas sim uma questão sociologica, e deve ser tratado em todas as areas relacionadas com o bem estar das pessoas.
    Os usuários financiam não só o tráfico de drogas, mas também o tráfico de armas, contribuindo para a estruturação do poder paralelo nas vilas e favelas. Sem esquecer que muitas crianças estão perdidas no mundo do tráfico por essa comercialização desenfreada de um “simples bagulho”.
    O uso e comércio de drogas é uma das maiores mazelas da sociedade brasileira. O uso gera efeitos motivadores como coragem e audácia, por exemplo, para a prática de crimes. Nesse momento a polícia entra em ação, e não sei se você sabe RAUL, mas a PM entra nessa guerra em prol da sociedade, muitos morrem por você, dão a vida por seus filhos, pela sua família, e uma boa parte não sabe dar valor a esses bravos servidores públicos, mal remunerados, que vivem em perigo constante, em prol da paz e da ordem… ainda bem que restam políciais éticos, honestos, comprometidos com o dever que é designado a eles…
    A proibição do uso de substâncias entorpecentes ilicitas, não acontece porque eles estão preocupados com sua saúde RAUL, pelo menos da parte do Governo, mas sim porque não conseguem controlar a comercialização desacerbada desses produtos, os impossibilitando de cobrar impostos!..
    E enquanto, você desperdiça seu dinheiro que ganhou “com o suor de seu emprego” como você mesmo disse, o resto das pessoas ficam prejudicadas, pois esse dinheiro não dá o mesmo retorno que daria se fosse investido na população, e vamos combinar neah!.. os nossos Politicos não ajudam…
    Enfim… adorei o conteúdo do site, e creio que me ajudará muito na minha formação pessoal e profissional…
    Abraço à todos…

  • Tayrine Moreira disse:

    Prof Jeferson, se caso o sr.postar o meu comentário, teria como postar o 2° pois eu fiz uma pequena mudança… eu tinha trocado o nome do Raul por Paulo grata desde já!
    Abraços…

  • Wanderson disse:

    GENTE ESSA DROGA Não ER BRINCADEIRA UM AMIGO MEU VIU SEU MELHORAR AMIGO MORRER NA PRIMEIRA VEZ QUE USOU ESSA DROGA!
    ELE DISSE Q O RAPAZ SE COÇO ATÉ A CHEGAR NA CARNE E LOGO DPS MORERU DE OVERDOSE!

  • Diego disse:

    fui usuario dessa droga e pode ter certeza q eh a mais devastadora do mundo.
    Na verdade soh queria parar quando morrer
    mas os problemas psicologicos q ela me trouxe
    foram do caralho
    vendi e usei ela durante cinco anos
    com certeza a mais prazeroza que qualquer outra
    mais nao recomendo!!!

  • negrao disse:

    caro raul ! vc ta certo com relacao aos problemas de seguranca , quanto o plicial ta na rua com um “38” os bandidos esta com metralhadoras entre outras armas .mas nao se esqueça que quem da dinheiro aos traficantes sao os usuarios de drogas .
    moro proximo a uma boca de fumo e vejo pobres e ricos vindo a favela para compra drogas e vejo o quanto de dinheiro eles tem . com esse dinheoro que os usiarios deixam com os traficantes . eles podem comprar armas subornar policiais entre outras. prefiro sim . tomar cachaca ao usar um pedre de crack ou uma pedra de cristal pois com a cachaca me a cabo so e com as outras drogas não. elem de me acabar acabo com que estiver proximo amim . ou qum gosto
    .

  • luiz eduardo disse:

    Na qualidade de de Delegado de Polícia em Salvador, eserceno minhhas ativides na Divisão de Tóxicos e eeeeeeeeeeEntorpecentes, jamais me deparei com este tipo de drogaFazendo um trabalho profilático com os usúarios,quer habituais,experimentadores etc, inclusive, nõo os atuando em flagrane,infelizmente o sistema implantado na especializada venceu-me.Todo o meu trabalgo realiza principalmente no tocante às palestras gratuitas proferidas por mim esvaneceu-se. A crrupção venceume. Fiquem na paz.

  • marlon disse:

    eu nunco vou me envouver com isso.

  • daivid jonatas disse:

    Como se diz nas ruas “nóia mata mané ” .Gostei das enformações trasidas ,a juventude precisa “cair na real”, pois esta havendo uma difusão cada vez maior da cultura das drogas e do culto ao bandidismo cultura esta que ameaça as famílias e assim destroi a sociedade como um todo, devemos combater não só a droga mas também a cultura que a envolve e protege. Esta cultura existe! Vejam casos que acontecem no rio de janeiro e em outras capitais do brasil espressões, como” prefiro confiar no traficante que na polícia”, “os patrão da moral pra nois”,”eu trabalho para sustentar o meu vício”,esta citações todas são de certa forma ditas em ambiente de total despreso pelos valores de nossa sociedade , como se fosse uma sociedade paralela.

  • alexandre disse:

    so deus para ti livar SEU NOIAAAAAAAAA

  • alexandre disse:

    O…GOVERNO DE CADA PAIS QUANDO JA VICIADO UM PERDAÕ ;REPETIO..EXECUSAÕ EM PRAÇA PUBLICA ……

  • Ervin disse:

    O maior culpado de tudo isso são politicos e os meios de comunicação que ficam mostrando artistas (que são viciados) como exemplos de vida para a juventude.

    É uma inversão de valores muito grande.

  • marcelo disse:

    não tenho muita coisa para dizer que tem vontade de usa
    mas se voce cai nessa vida suma e deixe sua familia em paz?????

    ande na droga do mundo
    mas ñ avde no mundo da droga!!!!!

    isso e uma furada

  • juca disse:

    vcs são uns maconheiros?
    Como são burros

  • carmelinda disse:

    em vez de ficarem perdendo tempo no baseado, pq não vão trabalhar, vagabundos!!!!!!!

  • Marco Poleto disse:

    Um subpaís, com um subpensamento, é apenas subjulgado a se subjulgar, a ser capaz de viver uma subvida no submundo das drogas.
    Em resumo: Não é nada efetivo. Será sempre sub.
    É lamentável, vivermos em um maravilhoso país, embora haja tanta coisa ruim, e pessoas usarem a paisagem de Copacabana, Ipanema e outras áreas lindas, para querer se autopromover e defender algo tão inútil para a humanidade.
    É coisa de quem não tem o que fazer e adora importar da Europa aquilo que não presta.

  • João disse:

    Essa droga não pode fazer parte do nosso mundo! Portanto não podemos nos CALAR. Divulgem materias e informações.

    abraços.

  • m. disse:

    Queria contar pra voces, que pensam em experimentar o md, como foi minha pior (e ultima) experiencia com a droga. Domingo, dia 08/08 fui para belo horizonte em uma festa cujo nome nao tem necessidade de ser citado, com amigos daqui da minha cidade…tudo lindo e perfeito nada fora do normal pra mim que ja tinha tomado 4 armani’s, e tampando na vodka com energetico desd quando cheguei na festa…kkk deboa… Eis que por volta das 7 h da noite encontro um amigo meu, que nao via a tempos, des da ultima vez que tomei o md(crystal) claro que ele me ofereceu e eh claro que eu tomei, joquei uma capsula dentro do meu copo e fui tomando…senti uma explosao dentro de mim dps de uns 10 minutos, muito forte, tive a senssaçao que eu nem tava ali, que nao tinha ngm a minha volta e meu coraçao parecia que ia explodir…e a bad do md eh a pior do mundo, a pior senssaçao que vai existir em td sua vida, porque eh uma guerra vc e ela…pra sair vc tem q ser mto forte e primeiramente perceber que eh onda e vc TÁ na porcaria da bad! ai olhei pro lado pro outro acordei, fui la pro outro stage, tava rolando um deep house ai fui voltando ao normal…tomei agua e tal….depois na hora do eskimo voltei pro palco principal e volto tudo denovo….so que dessa vez eu tava vendo coisas que eu nao sei explicar o que eram… muito fogo, galera com 2 cabeças, 2 braços…10 olhos…. Muito estranho….acabu a festa eu ainda tava naquela de ver tudo aumentado…muito ruim de sair dessa onda….Enfim, hoje, quarta feira, to tendo uma semana horrivel, nao consigo estudar, nem dormir, nem comer, to fumando uns 10 basiados por dia pra ver se durmo e sinto fome e nada! Minha vida da de cabeça pra baixo. Sem falar da paranoia, medo que to sentindo, ate de tomar banho qndo estou em kasa sozinha! Fica a dica pra quem ta pensando em tomar o md, nao vale a pena nao….Parei com sintetico….viva la ganjaH! vlw beijao!

  • MAY disse:

    bmbrunoni, você está certíssimo. E o seu poema me ajudará muito no meu trabalho sobre o Crystal. Obrigada

  • carolina donato disse:

    Bom, é uma droga muito boa e mto ruim….a melhor de todas eu diria!! porem, altamente viciante…então como sempre qquer um q experimentar vai querer usar sempre, saiba q precisa ter grana!!!! pois é cara!!! mas vale a pena!!!!

    mas não recomendo…

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.