Home » Manchete, Notícias

Criada em Minas a 1ª Delegacia de Crimes Contra a Fauna

27 de janeiro de 2013 860 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Danilo Emerich – Do Hoje em Dia

Após anos de reivindicação e um abaixo-assinado com mais de 50 mil assinaturas, os defensores dos animais finalmente foram atendidos na última quinta-feira (24) pelo Governo do Estado. A Resolução 7.499 criou a primeira Delegacia Especializada de Investigação de Crimes Contra a Fauna de Minas Gerais.

A nova unidade será subordinada ao Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (DIOPF) e funcionará no mesmo prédio da Divisão de Meio Ambiente, na rua Piratininga, 105, bairro Carlos Prates, região Noroeste de BH.

A delegacia vai colocar à disposição pessoal e recursos para investigar, na capital, qualquer tipo de crime contra animais domésticos e silvestres, desde o abandono, agressões, maus-tratos e até tráfico. Ainda não há previsão de unidades similares no interior.

O órgão será comandado pela delegada Maria José Mendes Quintino, que contará com o apoio de um escrivão e quatro investigadores.

Segundo a chefe da DIOPF, Olívia de Fátima Braga Melo, os trabalhos foram iniciados na última quinta-feira (24). “O foco inicial será investigar os maus tratos contra animais domésticos, que é uma demanda das ONG’s”, observou.

image

Conquista

A notícia da criação da delegacia foi comemorada por vários ativistas. A presidente da ONG Ninho dos bichos e coordenadora do Programa “Adote um amigo”, Maria Antonieta Pereira, estima em 30 mil os cães abandonados em BH expostos aos maus-tratos e doenças. “Será um local para direcionar os crimes. Com a punição, acaba criando um efeito preventivo”, disse.

O médico veterinário Leonardo Maciel Andrade ressaltou a demanda reprimida de punição dos crimes. A sua clínica recebe cerca de 100 animais silvestres por semana, apreendidos pelas polícias e Ibama. “BH está na rota de tráfico de bichos e é a capital que mais apreende animais por ano, cerca de 12 mil. Acompanharemos de perto a atuação dessa nova delegacia”, disse.

Fonte: Hoje em Dia

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.