Home » Manchete, Notícias

Conheça novo Delegado Regional de Valadares

10 de março de 2010 2.858 visualizações 7 Comentários Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Jeferson Botelho

Fonte: www.tonoticias.jor.br

O delegado de Homicídios e Entorpecentes de Teófilo Otoni Jeferson Botelho Pereira foi nomeado como novo Delegado Regional de Polícia Civil em Governador Valadares. Ele vai substituir o delegado Marcos José de Paula, em solenidade de posse que ainda não tem data marcada.

A nomeação de Jeferson Botelho trata-se da mais nova missão do servidor promovido ano passado a “Delegado Classe Especial” por MERECIMENTO. Botelho iniciou carreira profissional muito cedo, como engraxate, vendedor de picolés.

Ao mudar do Distrito de Topázio, zona rural da cidade, veio para o bairro Bela Vista, na zona norte onde cresceu em todos os sentido. Ainda na adolescência se dedicou a aprender o ofício de alfaiate, habilidade que ainda domina até hoje.

Por sua origem de família humilde, Jeferson Botelho focou atenção profissional a proteção principalmente das pessoas socialmente mais desprotegidas e que compõem as comunidades de territórios mais vulneráveis à dominação do crime organizado para o tráfico de drogas.

A carreira policial foi iniciada na PM como soldado aos idos de 1985, no posto de soldado. Após onze anos de serviços prestados, o então 1º. Sargento se transferiu para a Polícia Civil, mediante concurso público ao cargo de delegado. Sob a chefia do Delegado Regional Isaías Pontes de Melo, foi promovido e preparado para as funções de chefia e direção na Policia Civil, nas quais agora se inicia.

Ele foi titular das delegacias de Furtos e Roubos, foi delegado em Novo Cruzeiro, mas foi na especializada de Entorpecentes e Homicídios que teve os mais destacados trabalhos. Nos últimos cinco anos, sob coordenação do Delegado Regional de Policia Civil Isaías Pontes de Melo, coordenou dez operações de combate o crime organizado no Vale do Mucuri, presidindo volumosos inquéritos policiais, indiciando centenas de marginais, muitos dos quais condenados a penas altas e recolhidos a estabelecimentos penais de segurança máxima.

Executou atividades de inteligência e investigação em conjunto com polícias do sudeste e sul do país, além da Polícia Federal em alguns casos. Com apoio da Superintendência de Polícia Civil e Secretaria de Defesa Social, mapeou e desmantelou a maior quadrilha de traficantes que operava no Leste mineiro.

No campo da prevenção, desenvolveu inúmeras atividades com palestras em escolas e universidades. No mês de janeiro, o delegado Jeferson Botelho concluiu curso de doutorado na Argentina, com foco em Ciências Jurídicas e Sociais.

Até o semestre passado, lecionou na mais conceituada Faculdade de Direito do município, nas habilitações de Direito Penal, Processo Penal, Teoria Geral do Processo, Legislação Especial, Instituto do direito Público e Privado.

Agora ele se prepara para assumir a nova missão numa cidade que é destaque no cenário da Segurança Pública em nível nacional. Governador Valadares foi apontada em estudo recente como a 5ª. cidade no país, em morte de jovens entre 19 e 24 anos. 

O delegado assume a Polícia Civil num município que tem 100 bairros, onde vivem 226 mil habitantes protegidos por dois Batalhões da PM. Pelas ruas da cidade circulam 100 mil automóveis, 30mil motos. 

“Agradeço a DEUS e meus superiores pela missão que me confiam, estou preparado para lutar com meus colegas de profissão por uma sociedade justa e ordeira. Assim como tive apoio das equipes que comandei aqui em Teófilo Otoni, sei que vou ter o mesmo apoio em Governador Valadares”, comentou Botelho.

E por fim ele destacou. “Levo comigo 25 anos de atividades na Segurança Pública, me sinto preparado para os desafios, na certeza de encontrar uma equipe motivada e preparada para romper paradigmas no combate ao crime organizado”, finalizou o novo Delegado Regional de Polícia Civil de Governador Valadares.

O chefe de Polícia em Teófilo Otoni Isaías Pontes disse que “A Delegacia Regional se sacrifica, perdendo um dos grandes delegados que compunha a equipe, para entregar á Policia Civil, um profissional altamente preparado para enfrentar os desafios de gerir e dirigir outra Delegacia Regional com grandes problemas e de particular destaque no cenário da segurança pública do estado, se mostrando particularmente feliz por ter participado ativamente nas promoções na carreira e na preparação do novo Delegado Regional, cujo nome indicou para apreciação e aprovação do conselho superior de Policia Civil", finalizou Pontes de Melo.

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

7 Comentarios »

  • Morganna disse:

    Dr. Jeferson.. Parabéns pela nova conquista, que Deus ilumine sua nova trajetória, tenha certeza que a nossa cidade lastima a sua saída, mas nao acredito em despedia mas tao somente no REENCONTRO..
    Felicidades!

  • Victor Oliveira disse:

    Parabéns doutor pela promoção o senhor merece.
    Sucesso nesse novo trabalho.

  • Analu disse:

    Dr. Jeferson,
    Parabens, por mais esta conquista em sua vida.
    Que Deus continue te abençoando, guiando seus passos.
    É um privilegio enorme ter sido sua aluna.
    Desejo que o senhor continue se destacando pelo brilhante trabalho que certamente executará.
    Muita sorte, sucesso nesta nova caminhada.
    Tudo de bom.
    Forte abraço de sua ex aluna, admiradora,
    Analu.

  • Edson Martins disse:

    Amigo Jeferson…
    Que Bom saber de seu sucesso, que vem provar mais uma vez, que: quando trabalhamos com dignidade, honradez, conseguimos alcançar nossos objetivos.
    Fiquei muito Feliz, quando soube pela Minie de sua promoção, pois, conheço sua luta desde os tempos da policia Militar…
    Seu sucesso foi uma grande perda para Teófilo Otoni,porém,Nossa terra jámais poderá se futar de se orgulhar por ter um filho como você integrando o Quadro de elite Da melhor policia da América Latina.
    Parabéns, sua Vitória é também a Nossa, que conhecemos sua história…
    Que o mestre Jesus continue Iluminando teu Caminho e de tua Família…

    Repórter…
    Edson Martins.

  • Léa disse:

    Vcê merece essa conquista,sempre lutou pelos seus objetivos.Mas estou passando por aqui p lhe desejar tudo de bom,e um feliz aniversário,e sei q Deus sempre vai esta do teu lado iluminando seu caminho.Tudo de bom.

  • Léa disse:

    D.Arneyda tambem esta te desejando um feliz anicersário.

  • Léa disse:

    D.Arneyda tambem esta te desejando um feliz anicersário. Vamos sentir mta falta porque eu sempre admirei o seu trabalho.

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.