Home » Notícias

CESESB realiza IV Semana Científica com Sucesso

31 de outubro de 2009 1.712 visualizações Nenhum Comentário Imprimir este artigo Imprimir este artigo

por Michael Brito

clip_image001

A FACISA/CESESB tem como papel, a formação de cidadãos éticos e responsáveis, e que contribuam com o desenvolvimento social. Para continuarmos trilhando no caminho ao nosso objetivo, a instituição realizou a IV Semana Científica. O tema do evento, ‘Excelência Acadêmica, uma realidade de mercado’, mostrou que a faculdade exerce um papel de fundamental importância não só para o sucesso profissional, mas sim para a aceitação do mercado. A FACISA/CESESB é referência em qualidade de ensino não só na região, mas sim em todo o estado, já que no recredenciamento do MEC realizado este semestre a instituição só ficou atrás de UESC e UFBA, na Bahia, e ainda, pelo sucesso notório mostrado por nossos egressos.
O evento contou com a presença de renomados palestrantes de nível regional e nacional, e objetivou uma rica troca de conhecimento científico entre os presentes. E ainda mostrou a sua importância, tendo como retorno a presença não só de alunos da instituição, mas também como de outras instituições vizinhas, alunos de segundo grau e da sociedade em geral, que mesmo com o tempo chuvoso de nossa cidade, lotou o auditório em todos os dias, abrilhantando ainda mais o evento.
O evento teve início no dia 20, terça-feira, com a abertura da Banda Filarmônica de Caravelas, sob a regência dos maestros XX e XX, egressos da instituição, e que emocionou a todos os presentes com versões inéditas de músicas conhecidíssimas de nossa cultura, o que tornou a IV Semana Científica um evento especial, e mostrando que sempre podemos inovar. Logo após a apresentação musical/cultural, foi a vez do início dos trabalhos científicos; o Prof. Wagner Scofield, diretor geral da FACISA, fez a abertura do evento e declarou abertos os trabalhos acadêmicos. Em seguida, o Enfermeiro Aélio Duque da Silva falou sobre o ‘Coren e o Profissional de Enfermagem’; logo depois, foi a vez do Dr. Carlos Alberto Ferreira Júnior, advogado e administrador, Presidente do Conselho Regional de Administração de Brasília/DF, falar sobre a Inserção do Jovem Administrador no Mercado de Trabalho. No mesmo dia, pela manhã e à tarde, foi oferecido um mini-curso gratuito sobre ‘Saúde do Trabalhador’, ministrado pela Prof.ª Débora Milena Farias Queiroz.
A FACISA/CESESB sempre pode se orgulhar de seus alunos e ex-alunos, por isso, no segundo dia da Semana Científica, o tema foi um só: ‘Poder de Competição no Mercado de Trabalho do Egresso da FACISA’ e com três palestrantes, um egresso de cada curso. O primeiro a falar foi o Administrador Marcos Lemos, que hoje faz palestras motivacionais por todo o país, e é um dos organizadores de um grande congresso de nível nacional. Logo em seguida, foi a vez da Enfermeira Simone Christian Machado Có, e no final, Dr. Igor Saulo Rocha Varjão Assunção, advogado, presta consultoria jurídica a prefeituras, está fazendo doutorado, e lançou seu primeiro livro, nesta Semana Científica, e realizou uma seção de autógrafos no final da palestra. Os egressos da instituição vêm mostrando que a base de conhecimento ofertada na faculdade é sólida, e de qualidade. Prova disso foi mais um egresso da instituição que alcançou destaque recentemente: Rodrigo Pita, assumiu a delegacia de Nanuque/MG. A FACISA/CESESB deixa aqui os parabéns a todos e lembra que nos sentimos orgulhosos pelas brilhantes carreiras de nossos egressos.
O Adm. João Carlos Vieira da Silva iniciou as palestras de quinta-feira falando sobre a Evolução do Capitalismo e o Desenvolvimento Sustentável.

Na terceira edição da Semana Científica, em 2008, um palestrante obteve grande destaque, falando sempre sobre temas polêmicos como sexualidade e drogas: o Dr. Jefferson Botelho, delegado em Minas Gerais, voltou novamente este ano, desta vez fazendo comentários sobre a ‘Nova Lei de Crimes Sexuais’, Dr. Jefferson obteve o mesmo sucesso, visível no final da palestra com vários acadêmicos parabenizando-o e tirando fotos. Na quinta-feira houve ainda dois mini-cursos: um sobre a ‘Saúde do Homem’, ministrado pelo Prof. Luciano Rodrigues Reis; e ainda, ‘Cálculos Trabalhistas de Sentenças’, com o Dr. Luciano Silva Xavier.
Na sexta-feira feira, houve dois mini-cursos: ‘Medicina Legal’, que foi oferecido no ano passado, e devido à grande aceitação, foi oferecido novamente e de casa cheia. Ministrado novamente pelo Dr. Marcelo Lins; e também ‘Suporte Básico e Avançado de Vida’, ministrado pelo Prof. Jaison Ferreira Mendes.
O encerramento da IV Semana Científica se deu com chave de ouro, através do Dr. Paulo Vaz Alkmin (Ouvidor Geral de Polícia de Minas Gerais) e com a Dr.ª Maria Cristina Diniz Caixeta (Juíza do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região – Minas Gerais). O Dr. Paulo Alkmin falou sobre ‘O Controle Externo da Ouvidoria e as Polícias’, e a Dr.ª Maria Cristina encerrou a série científica falando sobre o ‘Processo do Trabalho Constitucionalizado’. Logo em seguida, o Prof. Wagner Scofield encerrou o evento.
Sem dúvida, a IV Semana Científica da FACISA/CESESB manteve a tradição com palestrantes não só de renome regional e até nacional, mas com vasto conhecimento de forma a contribuir com o desenvolvimento social. Gostaríamos ainda de agradecer ao público presente, especialmente os acadêmicos e ex-acadêmicos da FACISA/CESESB, aos acadêmicos das instituições vizinhas, alunos de segundo grau dos colégios Luis Eduardo Magalhães e Modelo, ao Batalhão da Policia Militar, aos Empresários e à sociedade como um todo que lotou o auditório da instituição em todos os dias. Essa foi a retribuição de um trabalho árduo e bem feito, não só pela direção da instituição, mas juntamente com as coordenações, professores e com outros setores, ao longo de meses, tudo para que a IV Semana Científica da FACISA/CESESB se mantenha como um dos maiores eventos científicos da região.

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.