Home » Geral

Alunos da DOCTUM TO em visita técnica ao Presídio de Teófilo Otoni

19 de novembro de 2008 2.891 visualizações 2 Comentários Imprimir este artigo Imprimir este artigo

Alunos da DOCTUM TO em visita técnica ao Presídio de Teófilo Otoni

Por Roberto Metzker Colares Pacheco

 

Nesta quarta-feira, dia 12 de novembro de 2008, acadêmicos do curso de Direito das Faculdades Unificadas Doctum de Teófilo Otoni, estiveram em visita técnica ao presídio do município de Teófilo Otoni, a convite de seu professor de Direito Penal II, o delegado Dr. Jéferson Botelho.
A referida visita foi motivada pelo professor Dr. Jéferson para que seus alunos pudessem ter a chance, desde cedo, de entenderem de uma forma mais próxima e real, sobre o funcionamento da aplicação penal, tema ilustrado e abordado em suas aulas.
No ano de 2008, a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais, inaugurou no município de Teófilo Otoni o referido presídio com a intenção de promover acomodação para um efetivo de duzentos e noventa oito detentos, divididos entre homens e mulheres, que aguardam decisão processual penal e/ou cumprem pena em regime fechado. Atendimento à saúde (enfermaria), de assistência social, nutricional, psicológico, jurídico, dentre outros, são modalidades que o presídio do município de Teófilo Otoni garante aos seus acomodados.
Antes e durante a visita, o Professor Dr. Jéferson explicou sobre normas, regime de cumprimento de pena, trabalho do preso e as várias modalidades dos estabelecimentos penais tratados na Lei de Execução Penal.
Durante a visita, os alunos foram recebidos e explicações foram feitas acerca do modo de funcionamento de cada uma das diversas acomodações funcionais do presídio. As explanações foram feitas de forma brilhante e satisfatória pelo Diretor Geral Dr. Waldair Antonio da Silva, pela Direção Administrativa, por agentes e pela nutricionista Dra. Magda Miné.
Percebeu-se com tal modalidade de integração entre o Estado e a Instituição de Ensino, em seu trabalho de campo e de extensão, que existe toda uma preocupação para que os acomodados pelo presídio tenham garantidos e exercidos seus direitos constitucionais, especialmente no que tange aos Direitos e Garantias Fundamentais, positivados na Carta Magna de 1988.

WhatsAppFacebookTwitterPinterestGoogle+

2 Comentarios »

  • Roberto Metzker Colares pacheco disse:

    Professor Dr. Jéferson, muito obrigado pela aula diferenciada e, acima de tudo, obrigado por mostrar-nos como a Segurança Pública é fundamental e deve ser levada muito a sério! Parabéns pelo trabalho desenvolvido em nossa cidade.

  • Glaucio Esteves Da Silva disse:

    Caro Prof. Jeferson

    Venho por meio deste, agradecer-te a oportunidade de termos conhecido esse estabelecimento penal que muito contribuiu para a solidificação do saber na nossa memoria;agradeço também por ter permitido que o meu pai nos acompanhasse nessa visitação o que para ele foi motivo de muita satisfação e para mim de muita alegria por proporcionar- lhe a realização de um desejo a muito aguardado.
    Não tenho a menor dúvida que será através de homens com o carácter semelhante ao seu que farão deste país uma grande nação.
    Obrigado por tudo.
    Glaucio Esteves.

Deixe um comentário!

Faça seu comentário abaixo, ou um trackback do seu site. Você também pode se cadastrar nesses comentários via RSS.

Seja simpático. Permaneça no assunto. Não faça spam.

Você pode usar essas tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O Gravatar está ativado. Para ter sua imagem nos comentários, registre-se no Gravatar.